Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

Solidariedade, isso pega!





Por que a sensação de solidão é tão comum em nossos dias?

Pode ser por não nos sentirmos parte da família humana, com a qual precisamos nos unir,
trocar idéias, nos relacionar.

Por que isso acontece principalmente nas grandes cidades?

Vamos pensar juntos ...


PS: dia de entrega de cestas básicas para as famílias cadastradas.

por que hoje é sábado ...

[...] para cooperar, precisamos nos aproximar mais uns dos outros e da gente mesmo... [...]



Nada mais gratificante do que decorar o ambiente com os artigos produzidos pelas oficinas. Todos vão se sentir prestigiados e vão participar
com mais vontade.


Porta Incenso




Detalhamento: CD's danificados, material doado de bijuteria, composição livre.


sexta-feira, 7 de maio de 2010

falando de consumo ...

mesa de trabalho da oficina de reaproveitamento
montagem de porta incenso feito com CD danificado e
material de bijuteria doado, desmontado e reutilizado


'Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social de que tomamos parte'. (Paulo Freire)


PS: saquinhos de chá podem ser substituídos pelo chá coado na peneira. Menos lixo vai para o lixo se os restos da erva e até o pó de café usado, forem despejados na terra de suas plantinhas como fertilizantes.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Você já ouviu falar em preços justos? Ou em empreendorismo social?

[...] Por que combater a miséria?

A pobreza extrema é uma das maiores barreiras à sustentabilidade. A miséria polui, gera volência, degrada o ambiente natural e social. A miséria é ruim para os 'negócios'.
Metade da população do planeta vive com menos de dois dólares por dia.

São três bilhões de pessoas sem acesso a educação, habitação, água potável, saneamento, serviços de saúde e transporte.
E, em consequência, sem acesso... [...]

Trata-se de olhar os pobres não como estorvos ou, na melhor das hipóteses, nulidades para o mercado. Suas necessidades básicas não satisfeitas são, na verdade, oportunidades de 'negócios' para empreendedores que consguirem mobilizar capital e gerenciar custos de modo a oferecer soluções a preços que os menos favorecidos possam pagar. [...]

('O bom negócio da sustentabilidade' - Fernando Almeida)

ECOBAG'S



Presente do Dia das Mães dos Alunos da Oficina

Detalhamento: decoupage sobre bolsa de tecido crú
(trabalho dos alunos da Oficina de Decoupage e Pintura sobre Madeira)







Ser ecoeficiente significa combinar

desempenho econômico + desempenho ambiental

para criar e promover valores com menor impacto sobre o meio ambiente.



'O Bom Negócio da Sustentabilidade'.
Fernando Almeida



terça-feira, 4 de maio de 2010

MATRÍCULAS ESTÃO ABERTAS EM NITERÓI


PROJOVEM INSCREVE ATÉ O DIA 17

Até o dia 17 de maio, o Projovem Urbano receberá matrículas para 700 vagas em Niterói. Além da conclusão do ensino fundamental, os estudantes terão uma inicialização da qualificação profissional.
No ato da matrícula, os jovens poderão escolher serviços pessoais (manicure, pedicure, cabeleireiro, depilador e maquiador) ou turismo e hospitalidade (curumim, recepcionista de hotel, monitor de turismo local e organizador de eventos).
Podem participar do programa jovens de 18 a 29 anos, que não tenham concluído o ensino fundamental, mas saibam ler e escrever. As matrículas são aceitas na Rua Coronel Gomes Machado 257, no Centro de Niterói, das 9h às 20h. É preciso levar carteira de identidade (ou certidão de nascimento) e comprovante de residência.
Os alunos que frequentarem, pelo menos, 75% das aulas e entregarem os trabalhos escolares vão receber uma bolsa de R$ 100 por mês, além de auxílio-transporte.



PROGRAMA DE ESTÁGIO


A SHELL encerra na sexta-feira, dia 7, as inscrições em seu programa de estágio (www.shell.com.br/rh).
As vagas são para universitários com previsão de formatura entre dezembro de 2011 e julho de 2012.


CHANCES PARA ESTUDANTES E RECÉM-FORMADOS


Feira da UERJ, que oferece duas mil vagas de estágio e trainee, começa hoje.
Na UniCarioca será semana que vem
.


A semana também será agitada para estudantes que buscam uma colocação no mercado de trabalho. A UFRJ realiza sua feira de estágio e trainee a partir de hoje. O evento, que vai até quinta-feira, oferece mais de duas mil oportunidades.
Empresas como Oi, Globo. com, Deloitte, Lojas Americanas, KPMG, Frescatto, White Martins e L'Oreal já confirmaram presença. A mostra acontece no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão, das 10h às 17h. A entrada é gratuita e aberta a estudantes de outras universidades.
Na semana que vem, será a vez da UniCarioca realizar a sua feira de estágio e trainee. De 10 a 14 de maio, universitários e recém-formados poderão participar de várias palestras e oficinas gratuitas que acontecerão simultaneamente nos campus Rio Comprido, Méier, Bento Ribeiro e Jacarepaguá.

Inscrição
Como o acesso às palestras é limitado, quem quiser assisti-las deverá se inscrever previamente.
A programação completa do evento e o formulário de participação estão no site
www.unicarioca.edu.br


segunda-feira, 3 de maio de 2010

'acende a fogueira, do meu coração... '





Festa Junina
de 2010

dia 5 de junho - sábado
no Clube Militar entrada pela rua Jardim Botânico
a partir das 15h

Venha se divertir, dançar e cooperar
esperamos por você!


ReCiCLanDo ...


vizinhança sustentável


Em várias comunidades a implantação da coleta seletiva de lixo já é um sucesso. Muitas também estão recolhendo o óleo de cozinha usado entre os vizinhos para fazer sabão de uso comum.


















detalhamento: colar mix com 7 voltas, criação das alunas da oficina de reaproveitamento
material utilizado - sua doação!

Fale com a gente!!

domingo, 2 de maio de 2010

ALERTA GERAL


A desnutrição severa é a principal causa de morte
de crianças indígenas no Mato Grosso do Sul.

Só neste ano já foram notificadas
duas mortes realcionadas a desnutrição.


As vantagens da boa alimentação – complementação alimentar

(Dra. Clara Brandão)

Antigamente, o solo era rico e por isso os alimentos eram mais completos. Naquele tempo não se usavam produtos químicos. A poluição industrial, o uso de adubos químicos, hormônios em animais e pesticidas colaboram para que tenhamos menos saúde e contaminam o meio ambiente, o produtor e o consumidor.

O uso de concentrados de minerais e vitaminas (farelos, pó de folhas, pó de sementes, pó de casca de ovo) em doses mínimas, mas constantemente acrescidos à nossa alimentação tradicional, fornece nutrientes que são indispensáveis para:

- promover o crescimento (dentro e fora do útero),
- aumentar a resistência às infecções,
- prevenir e curar a anemia nutricional,
- diminuir diarréias,
- diminuir doenças respiratórias e
- manter a saúde.

O Brasil é um país muito rico em alimentos. Cada região precisa valorizar essa riqueza para que todos possam comer melhor. Vejamos:

1. No Norte: jambu, jambo, castanha-do-pará, macaxeira, caruru, abóbora, manga, coentro, vinagreira, maniçoba, tucupi, pupunha, buriti, peixes, piracuí, tacacá, milho, dendê, gergelim etc.

2. No Nordeste: caju, jaca, coco, macaxeira, inhame, camarão, mariscos, peixes, abóbora, coentro, bredo, vinagreira, manga, quiabento, quiabo, cuxá, castanha, óleo e mesocarpo de babaçu, vatapá, caruru, milho etc.

3. No Centro-Oeste/Sudeste: Pequi, buriti, guariroba, jaca, abóbora, mandioca, serralha, caruru, beldroega, coentro, galinhada, maria-isabel, baião-de-dois, ora-pro-nóbis, milho, pamonha, angu, feijoada etc.

4. No Sul: abóbora, mandioca, peixes, camarão, serralha, beldroega, almeirão, escarola, rúcula, arroz-carreteiro, feijão tropeiro, milho, polenta, cevada, aveia, centeio, trigo, açúcar mascavo, linhaça.

Hoje estão sendo muito valorizados os alimentos funcionais (nutracêuticos). São alimentos que previnem, retardam e até curam doenças. São alimentos que promovem e mantém a saúde.

A mandioca é um exemplo. Sua folha é riquíssima em minerais e vitaminas e é quase toda desperdiçada. Tem mais ferro que a carne, mais vitamina A que o leite. E a composição e proporção entre seus nutrientes é tão perfeita que pequenas quantidades do seu pó acrescentadas todos os dias em nossa comida, pode, por exemplo, controlar a anemia, aumentar a imunidade e reduzir a gravidade das infecções como a dengue, malária, pneumonia, diarréia, aids, tuberculose, hanseníase, gripe. E também a cegueira noturna e a coceira dos olhos por deficiência de vitamina A.

A raiz, quando moída e prensada, libera o tucupi (manipuera) que serve como inseticida, mata saúva, dá um molho fantástico com ou sem pimenta, pode ser usado no tacacá, pato, carne etc. Vai bem na sopa e no arroz. Com jambu fica ainda melhor e mais completa em nutrientes. Logo teremos no comércio o tucupi em pó. Dele se extraem nutrientes muito caros e raros.

Também a fibra que sobra da extração do amido é mais cara que ele, devido a sua importância para prevenir câncer de intestino, reduzir tóxicos, normalizar colesterol etc., mas não está disponível comercialmente, ainda.

Lembre-se: a mandioca é orgânica, preserva o meio ambiente, o produtor e o consumidor. Nasce em todo o país. É brasileira.

O camapu, fisalis ou tomate de capote é um mato cujas folhas amargas protegem o fígado. Seus frutos ricos em vitaminas A, C e E, se usados desde criança, previnem a catarata e aumenta a resposta imunológica.

A chave de uma boa alimentação está ao alcance de todos.

Existem vários alimentos nutritivos, mas pouco valorizados. Entre eles, 4 'pós' se destacam pela facilidade de uso e disponibilidade em todas regiões do país:


FARELOS DE ARROZ E/OU DE TRIGO

O farelo é obtido quando os grãos integrais do arroz e do trigo são polidos e transformados em arroz branco e farinha branca.

Assim o arroz e o trigo polidos ficam mais pobres e os "bichos" atacam menos. Em compensação, esses alimentos, quando usados pelo homem, desequilibram o seu organismo, porque perdem em cada 100g:


Fonte: IBGE


Com o polimento se perde o "olho", chamado gérmen e a cutícula que reveste o grão.

Os farelos de arroz e de trigo são concentrados de minerais (Ferro, Cálcio, Zinco, Magnésio) e de vitaminas (B1, B2, Niacina etc.). Possui também proteínas, hidratos de carbono, gorduras e fibras. Transformam qualquer "comida pobre" em "comida rica".

Os farelos são chamados de subprodutos e, por isso, vendidos para ração animal. Muita gente acha que é comida de porco. Mas nós comemos a mandioca, o milho, a abóbora que o porco come, e também a carne do porco.
Não é só questão de preconceito? Repare que a porca e a vaca sempre têm leite suficiente para os filhotes. Eles dificilmente nascem desnutridos ou se tornam depois, porque a mãe está bem alimentada.

O arroz e o trigo nunca foram alimentos para animais ao longo da história. Portanto, é o porco que come alimentos do homem e não o contrário.

Em países ricos como Japão, Estados Unidos e os da Europa, o farelo é muito consumido pela população, que conhece suas qualidades e é vendido em qualquer supermercado, além de enriquecer alimentos como biscoitos, balas, tira-gostos e cereais para o café da manhã.

Não existe uma comida boa para ricos e outra para pobres.

O meu corpo não sabe se eu sou rico ou pobre nem quanto eu ganho. Portanto, ou o alimento é bom para qualquer pessoa ou não serve para ninguém.


Modo de Preparo dos farelos

O uso deve ser diário, como o sal: pouco e sempre.

Usar 1 a 2 colheres de sopa (rasas) para cada pessoa, por dia.


Farelo de arroz

O farelo de arroz é comprado em usina de arroz e deve ser imediatamente preparado e torrado. Deve ser sempre novo, sem cheiro de ranço ou de mofo.

O farelo de arroz deve ser peneirado aos poucos, em peneira fina, para separar a casca e o arroz quebradinho. Pode-se passar mais uma vez na peneira, se tiver ainda muita palha.

Torrar em panela grande, com colher de pau, mexendo sempre, por no mínimo, 25 minutos em fogo baixo (depois que a panela e o farelo estiverem quentes).

Não colocar mais de um terço (1/3) da capacidade da panela, para se conseguir um farelo torrado homogeneamente.

Esfriar e guardar em vasilhas fechadas ou no freezer.

O Óleo de farelo de arroz pode ser frito várias vezes e não se decompõe. Tem álcool triterperno, que acelera a formação e a fixação da memória e outras propriedades mais. Os farelos neutralizam o componente nutricional da TPM, cólica menstrual, do alcoolismo e contribuem para uma qualidade de vida melhor. Normaliza o crescimento dentro e fora do útero, reduz a anemia, regulariza a função intestinal, melhora a dor nas pernas, o calcanhar rachado, a cicatrização, a assadura etc.


Farelo de trigo (contém glúten)

Passar em peneira não muito fina. Convém torrar para ser usado em preparações que não vão ao forno ou fogo.

Para crianças pequenas, tem que ser passado em peneira fina.

Misturar em sopas, mingaus, leite, arroz, feijão, bolo, cuscuz, beiju, pão, molho de macarrão...

Dividir em todas as refeições usadas durante o dia.

Dentro do princípio da MULTIMISTURA, se você tiver os 2 farelos, pode misturá-los e usar na mesma quantidade acima mencionada.

Hoje, conhecemos os efeitos maléficos dos metais pesados como o mercúrio, chumbo, cádmio, alumínio, níquel, porém, nutrientes contidos nos farelos e nos pós de folhas verde-escuras comestíveis podem neutralizar sua ação total ou parcialmente, dependendo da sua concentração, assim como outros alimentos, como as frutas, verduras, cereais integrais, que também têm componentes funcionais ou inteligentes.


PÓ DE FOLHAS VERDE-ESCURAS

São ricas fontes de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C etc., além de ferro e cálcio.

O Brasil, por ser um país imenso, tem plantas próprias em cada região. Se você conversar com as pessoas mais velhas da comunidade, vai aprender muito do que era usado antigamente e assim poderá enriquecer, ainda mais, o que come no dia-a-dia. Exemplos: abóbora, alfavaca, batata-doce, beldroega, bredo, chaguinha, cansação, capeba, cariru, caruru, coentro, dente-de-leão, folhas de chuchu, hortelã, jambu, língua-de-vaca, manjericão, marianica, ora-pro-nóbis, picão-branco, pimentão, quiabento, quioiô, serralha, taioba, uva, vinagreira etc.

Para facilitar o uso, principalmente por crianças pequenas, pode-se transformar as folhas em pó. A folha da mandioca, além de ser a mais rica, é a mais fácil de ser preparada.

Vamos comparar a quantidade de vitamina A e ferro das folhas verde-escuras ( folha de mandioca, folha de batata-doce), com a das folhas verde-claras (alface e repolho).

Essas folhas escuras, chamadas de mato, têm a vantagem de crescer naturalmente, sem precisar de muitos cuidados no cultivo, sendo mais nutritivas que as folhas claras como alface e repolho.


Que diferença, não é mesmo?

A folha da mandioca é uma rica fonte de minerais e vitaminas.

Acrescente (1) pitada do pó de folhas no prato, já pronto, em todas as refeições.


Preparo:

As folhas, depois de lavadas, ficam em 1 litro de água + 1 colher (sopa) de água sanitária por 20 minutos.

Secar as folhas em lugar ventilado, à sombra, ao sol ou em forno entreaberto até se tornarem crocantes. Amassar bem e passar no pilão, no liquidificador, no moedor de cereal ou peneira fina.

Com esse processo, elimina-se o ácido cianídrico.


PÓ DE SEMENTES

Sementes são alimentos de grande valor que a natureza colocou à nossa disposição. Concentram muitos sais minerais, vitaminas, óleos essenciais e proteínas muito importantes para o funcionamento do organismo.

Exemplo: sementes de abóbora, melancia, melão, girassol, linhaça, gergelim, castanha de caju, castanha-do-pará, babaçu, amendoim, pecã, jaca, sapucaia etc.

Use no preparo de paçocas, farofa, granola, mingau, bolo, cuscuz.


PÓ DE CASCA DE OVO

Os nossos bisavós já usavam o pó da casca do ovo porque é uma grande fonte de cálcio, importantíssimo para:

- o crescimento;
- a gravidez;
- a amamentação;
- a recuperação da saúde;
- a conservação dos dentes e
- a prevenção da osteoporose (não esquecer de tomar sol).

Preparo:

Lavar bem as cascas dos ovos e depois amassá-las. Fervê-las por 20 minutos e lavar bem para retirar a espuma branca. Deixar de molho por 30 minutos em 1 litro de água para uma colher de (sopa) de hipoclorito ou água sanitária. Secar ao sol ou ao forno. Liquidificar ou pilar. É bom passar em pano fino para ficar como talco.

Nota: usar máscara para impedir a contaminação e a aspiração do pó.

Colocar 1 colher (chá), por pessoa, de suco de limão. Esperar ferver ( como sonrisal) e tomar. Antes de usar, pode deixar também em vinagre, por algumas horas, para ser melhor aproveitado pelo organismo.

Usar em sopas, mingaus, farofa, paçoca, bolo.


MULTIMISTURA

É um princípio básico de nutrição:

A Qualidade é dada pela Variedade e não apenas pela carne, ovo, peixe, frango.

Não há alimentos fortes ou fracos, mas complementares.

Exemplo: A combinação de arroz, feijão e carne fica mais completa com salada de alface, salsa, coentro, hortelã, cebola, couve, grãos de gergelim temperados com sal iodado, limão e óleo.

Pode-se enriquecer a alimentação do dia-a-dia com uma farinha composta de:

70% de farelo (arroz e ou trigo) tostado,
15% de pó de folhas (mandioca, batata-doce, etc.),
15% de pó de sementes (gergelim, abóbora, linhaça, girassol).

Se tiver pó de cascas de ovo, a mistura fica assim:

70% de farelo tostado,
10% de pó de folhas verde-escuras,
10% de pó de sementes,
10% de pó de casca de ovo
.

Usar uma colher de sopa por pessoa, por dia, dividida nas três refeições. Serve para todas as idades. É um alimento, não um medicamento. É a multimistura básica. Contém um concentrado de minerais e vitaminas. Funciona como o sal: um pouco todos os dias. Repõe nutrientes fundamentais como o zinco, magnésio, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e outras. Também reduz a absorção de metais nocivos como o mercúrio, chumbo, alumínio. Milagre? Não. Estamos repondo o que a natureza fez e o que foi retirado pela industrialização. "Bicho não come o que não presta". Ou seja, um arroz branquinho, mas fraco, não é atacado por insetos e roedores, como é atacado o arroz integral, e se conserva por muito mais tempo. O comerciante vende mais e ganha mais.

PS: O farelo de trigo contém glúten.

Como muitas pessoas perguntam onde encontrar a Multimistura já pronta, informamos que pode ser procurada:

- na Pastoral da Criança de sua cidade;
- em Mercados Públicos (no de Porto Alegre tem em várias bancas);
- em lojas ou entrepostos de produtos naturais ou orgânicos;
- em mercados;
- em ONGs que trabalham com Alimentação Alternativa;
- em associações comunitárias, tais como, por exemplo, no DF, a Cooperunião em São Sebastião e no Centro Comunitário da Criança da Ceilândia.



Repassando informação ...


VIVA COMUNIDADE

EDITAL DE SELEÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO
DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Estão abertas as inscrições para o processo de selação de AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, na VIVA COMUNIDADE, para atuar nas seguintes unidades:
Jorge Nagib Farah localizada nos territórios da Praça Central, Santa Rosa e Jucelino Kubitschek,
no Polo Padre Veloso localizado em Botafogo,
Dr. Rodolfo Perissé Vidigal no Vidigal,
unidade de Canoas localizado em Canoas e
para o banco de reservas da unidade Sebastião Teodoro no Pavão.

Só deverão se inscrever os moradores das áreas acima.

Número total de vagas: 27
Local/horário das inscrições: dia 5, 6 e 7 de maio, das 9h às 17h - na sede da Viva Comunidade, localizada na Rua do Russel, 76, Glória - RJ -CEP: 22210-010. Tel. - (21) 25553777
Remuneração: R$ 710,00

Os editais, na íntegra, encontram-se à disposição dos candidatos no site:
www.vivacomunidade.org.br, na sede da coordenação da Área de Planejamento 3.1 (AP), situada no Conjunto do IAPI - R. Godofredo s/n - Penha, CEP 21.021 - 230 e na sede da coordenação da Área de Planejamento 2.1 (AP), situada na Av. Venceslau Brás 65 - Fundos - Bairro Botafogo - CEP 22.290 -140.