Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

Anote aí ...

Cursos Enem 2010 Grátis Online


cursos gratuitos Enem 2010 online

Para você que está se preparando para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio 2010, fique atento as nossas dicas e saiba onde encontrar os melhores cursos gratuitos para o ENEM online, eles oferecem a todos os estudantes inscritos um material didático bem elaborado com conteúdo explicativo e exercícios de fixação. Além dos assuntos exigidos no edital da prova nacional, as apostilas disponíveis nos cursos, abordam temas atuais e polêmicos para contextualizar os alunos com a realidade do país e do mundo, proporcionando assim uma boa base para a realização do exame.

Para participar dos cursos do Enem pela internet, os interessados deverão acessar os sites abaixo e realizar um cadastro, informando dados pessoais e um endereço de email que use frequentemente, pois em alguns deles, as apostilas são enviadas diretamente para o email de cada estudante. A maior vantagem de estudar para o Enem em um curso online é que você poderá escolher qual o melhor horário de estudo, não perderá tempo no caminho de ida e de volta e não pagar nada para receber ou assistir as aulas.

O material de ensino é elaborado por profissionais, professores de cada matéria dão a sua contribuição especial com dicas e truques que ajudarão aos alunos na hora da prova. As questões cobradas em provas anteriores do Enem também são inseridas nas apostilas, cada uma delas possui resolução e comentário, assim os estudantes saberão quais são as principais pegadinhas que atrapalham os candidatos no Enem.

Em geral, as questões presentes no Enem avaliam os estudantes segundo as seguintes competências: capacidade de enfrentar situações problemas, compreender fenômenos, construir argumentações, dominar linguagens e elaborar respostas. Dessa forma, praticar e fazer exercícios é a melhor forma de preparação para o Exame, acesse os sites abaixo e faça a sua inscrição em um dos cursinhos gratuitos para o Enem 2010 oferecidos de graça online, conheça os sites.

www.enem2010.org/categoria/aula-virtual/

www.enemtotal.com.br/enem/curso

www.enemdicas.com/apostilas/cursosenem

www.provaenem.com.br

www.cursinhohenfil.org.br/

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CiDaDaNia ...

Violência psicológica é a violação mais comum

dos direitos das crianças e adolescentes

Por Kelly Oliveira, da Agência Brasil

Brasília - A violência psicológica cometida por familiares lidera ranking de violações aos direitos de crianças e adolescentes, segundo estudo que analisou 2.421 relatos em todo o país sobre a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os resultados do estudo do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats) da Fundação Instituto de Administração (Fia) estão no livro Retratos dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil: Pesquisa de Narrativas Sobre a Aplicação do ECA.

A pesquisa da equipe técnica do Ceats, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos, contou com a cessão do acervo do concurso Causos do ECA, do portal Pró-Menino mantido pela Fundação Telefônica. As narrativas reais inscritas nas edições de 2005 a 2009 do concurso foram analisadas. As 1.276 histórias classificadas como exemplos de violação de direitos revelaram que a violência psicológica cometida por familiares ou responsáveis legais foi o tipo de violação de direitos assegurados pelo ECA que apresentou a mais elevada frequência nessas narrativas: 36%. Os outros quatro tipos de violação de direitos mais frequentes foram privação do direito de alimentação (34,3%), abandono (34,2%), violência física cometida por familiares ou responsáveis (25,8%) e violação ao direito de higiene (25,0%).

Segundo o estudo, o abuso sexual cometido por familiares ou responsáveis e por não familiares é maior no caso de crianças e adolescentes do sexo feminino com, respectivamente, 19,1% e 11,1%. Os meninos, por sua vez, são mais frequentemente violados no que se refere aos direitos de alimentação (33,1%), abandono (35,6%) e indivíduo fora da escola (21%).

De acordo com o estudo, “a partir de casos individuais, pode ocorrer uma ação política ou social cuja abrangência permite ampliar a atenção preventiva, que é a mais eficaz no sentido de evitar outras violações e legitimar a aplicação do ECA”.


Seguem abaixo as 20 violações de direitos da criança e do adolescente mais frequentes:

Violações %

1- Violência psicológica cometida por familiares/responsáveis 36,0

2- Violação do direito à alimentação 34,3

3- Abandono 34,2

4- Violência física cometida por familiares/responsáveis 25,8

5- Violação do direito à higiene 25,0

6- Ambiente familiar violento 19,3

7- Indivíduo fora da escola por motivos diversos 18,1

8- Pais/responsáveis que não providenciam encaminhamento para atendimento médico ou psicológico 15,1

9- Trabalho infantil 11,9

10- Violência ou abuso sexual cometido por familiares/responsáveis 10,7

11- Condições inadequadas para o trabalho do adolescente 8,8

12- Baixa frequência às aulas 7,7

13- Violência psicológica cometida por não familiares/responsáveis 7,3

14- Violência ou abuso sexual cometido por não familiares/ responsáveis 6,7

15- Violência cometida por pares 6,2

16- Ausência de registro de nascimento ou outros documentos 6,0

17- Impedimentos ou constrangimentos para frequentar espaços e localidades 5,8

18- Cárcere privado 5,3

19- Adoção ou guarda irregular ou ilegal 4,8

20- Trabalho escravo ou forçado 4,7

fique AtENtO ...


Educação é a melhor maneira de combater a pobreza, diz Unesco

Por Renata Giraldi, da Agência Brasil

Brasília – A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, afirmou que a educação é a melhor maneira de combater a pobreza. O assunto é tema da Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação Infantil, em Moscou, na Rússia, onde estão reunidos representantes de 65 países. A ideia é fazer um balanço das ações em curso e definir o que deve ser feito para avançar até 2015.

Irina afirmou que a meta é fixar a atenção nos cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais pobres. De acordo com a Unesco, a primeira infância vai do nascimento até os 8 anos de idade. É nessa fase da vida em que há o desenvolvimento do cérebro, segundo especialistas.

Até quinta-feira (29), os representantes dos 65 países participam de uma série de discussões sobre políticas de desenvolvimento, custos e financiamento, legislação, experiências regionais, qualidade e capacidade de resposta, exclusão e marginalização, além de monitoramento e avaliação.

“A educação é a melhor garantia para combater a pobreza. Não há espaço melhor para definir o desenvolvimento de uma pessoa do que os primeiros anos de vida de uma criança”, afirmou a diretora-geral da Unesco. “Esse é provavelmente um dos fatos menos divulgados na arena de decisão política e desenvolvimento.”

As informações são da Unesco. Irina alertou que os programas de educação destinados às crianças até 8 anos poderiam reduzir vários problemas futuros. Segundo ela, uma das principais preocupações é com as crianças ciganas, pois mais da metade delas está fora das escolas.

A diretora-geral disse que também há baixos percentuais de crianças matriculadas em várias regiões do mundo. Como exemplo, ela citou que, na África, apenas 15% das crianças estão na primeira etapa do ensino. Nos países árabes, o percentual sobe para 19%. Na Ásia Central, há 28% de crianças com menos de 8 anos em salas de aula e na Ásia o percentual é de 36%.

Edição: Juliana Andrade
(Envolverde/Agência Brasil)

Anote aí ...


Semana da Alimentação Carioca – 2010


Semana da Alimentação Carioca – 2010
Unidos contra a Fome
Esta luta é de todos nós


No dia 16 de outubro de cada ano é celebrado o Dia Mundial da Alimentação para comemorar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945. A cada ano a FAO define um tema para comemoração da data e em 2010 o tema é: “Unidos contra a Fome”. Mais de 180 países celebram este evento todos os anos, há quase três décadas, com iniciativas voltadas para a melhoria das condições de alimentação e de vida das populações e estimular a reflexão e o debate sobre a questão.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio de Janeiro (CONSEA-Rio) e a Prefeitura do Rio comprometidos com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) e visando contribuir com a divulgação do conceito de alimentação adequada e saudável, promovem com parceiros a Semana da Alimentação Carioca – 2010 “Unidos contra a Fome - Esta luta é de todos nós”.

13 de outubro (quarta)

Evento: Abertura da SEMANA DA ALIMENTAÇÃO CARIOCA - 2010
Horário: 14h as 17h
Local: Auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), Rua Afonso Cavalcanti nº 455 / subsolo – Centro – Rio / RJ
Mesa de Abertura: Dr. Fernando William - Secretário Municipal de Assistência Social (SMAS), Vereador Adilson Pires – autor do Projeto de Lei de Inclusão no Calendário Oficial do Município do Rio de Janeiro a Semana da Alimentação Carioca (Câmara Municipal do Rio de Janeiro), Sra. Jurema Batista - Gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (SMAS), Drª. Regina Oliveira - Presidente Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/RJ), Profª. Carmelita Lopes – Presidente Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-Rio).
PAINEL: “Dia Mundial de Alimentação: Unidos Contra Fome”
Expositora: Drª Luciana Castro - Diretora do Instituto de Nutrição e Professora Adjunta do Departamento de Nutrição Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
PAINEL: “Panorama da Política de Segurança Alimentar e Nutrucional no Brasil”.
Expositora: Drª Regina Oliveira - Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/RJ) e Conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA Nacional).

Evento: Portas Abertas
Horário: manhã e tarde
Local: Embrapa Agroindústria de Alimentos, Av. das Américas, 29501 – Guaratiba - Rio / RJ
Objetivo: conhecer o processamento dos alimentos em vários estágios
Atividades: visitas guiadas para grupos
Promotor(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos
Telefone para contato: (21) 3622-9745/9747

Evento: Redes Comunitárias da Alimentação na região de Guaratiba
Atividade: Visitas guiadas com crianças da Fundação Xuxa Meneghel em diferentes espaços da comunidade, que fazem trabalhos com alimentação: horta comunitária, Mercado Nordestino, Creche Municipal, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Mercado do Peixe.
Horário: Manhã e Tarde
Objetivo: Pesquisar e conhecer as atividades relacionadas ao DHAA, SAN, Memória e Cultura Alimentar desenvolvida na região de Guaratiba.
Promotores: Fundação Xuxa Meneghel /Oficina Novos Valores - Projeto Cozinhando com Prazer

Evento: A Nova Legislação para os Produtos Orgânicos: avanços e desafios em Debate
Horário: 18h as 21h
Local: Restaurante Metamorfose, Rua Santa Luzia 409 sobreloja - Centro - Rio / RJ
Convidados: Ailena Sudo (MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento); Ana Paula Pegorer (Abio - Ass. Agric. Biológicos do Estado do Rio de Janeiro); Claudia Schmitt (CPDA - Univ. Federal Rural do Rio de Janeiro)
Mediação: Cláudia de Souza (Ministério do Desenvolvimento Agrário)
Promotor(es): Rede Ecológica


14 de outubro (quinta)

Evento: Celebração da SEMANA DA ALIMENTAÇÃO CARIOCA – 2010
Horário: 9h
Local: escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano - Cinelândia - Rio / RJ
Objetivo: Campanha "1billionhungry" – FAO
Atividades: Ato público pelo “Direito Humano à Alimentação Adequada - Unidos contra a Fome” com apitaço
Promotor(es): Prefeitura do Rio, CONSEA-Rio, ABIO, ANERJ, Articulação de Agroecologia do RJ, Ação da Cidadania, CRN-4, Fundação Xuxa Meneghel, PACS, Rede Ecológica, HUMANITAS – Direitos Humanos e Cidadania, Embrapa Agroindústria de Alimentos, SESC-RIO/Bco Rio de Alimentos, SESI – Cozinha Brasil, UFRJ, CONSEA-RJ.
Apoio: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Evento: “Praça de Segurança Alimentar e Nutricional"
Horário: 9h as 16h
Local: Praça Floriano - Cinelândia - Rio / RJ
Objetivo: Atividades Educativas e Interativas
Atividades: Trup - SESC-RIO/Bco Rio de Alimentos
Tendas: ESPAÇO INTERATIVO (oficinas), PRODUÇÃO DO ALIMENTO, AQUISIÇÃO DO ALIMENTO, CONSUMO DO ALIMENTO, EDUCAÇÃO ALIMENTAR, AVALIAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, ESPAÇO PROJEÇÃO
Promotor(es): Prefeitura do Rio, CONSEA-Rio, ABIO, ANERJ, Articulação de Agroecologia do RJ, Ação da Cidadania, CRN-4, Fundação Xuxa Meneghel, PACS, Rede Ecológica, HUMANITAS – Direitos Humanos e Cidadania, Embrapa Agroindústria de Alimentos, SESC-RIO/Bco Rio de Alimentos, SESI – Cozinha Brasil, UFRJ, CONSEA-RJ, Câmara Municipal do Rio.

Evento: Solenidade de Entrega de Moção de Congratulação
Horário: 18h
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano - Cinelândia – Centro – Rio/RJ
Atividade: Homenagem aos que lutam no município do Rio de Janeiro contra a fome.
Promotor(es): Comissão de SAN da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e CONSEA-Rio.


15 de outubro (sexta)
Evento: Portas Abertas
Horário: manhã e tarde
Local: SESC Madureira, Rua Ewbanck da Câmara, 90 – Madureira - Rio de Janeiro / RJ
Objetivo: conhecer o funcionamento de um Banco de Alimentos.
Atividades: visitas guiadas para grupos
Promotor(es): SESC-RIO / Banco Rio de Alimentos
Telefone para contato: (21) 3456-3479

16 de outubro (sábado)

Evento: Celebração do Dia Mundial da Alimentação: Unidos contra a Fome
Horário: 14h as 17h
Atividade: confraternização
Local: Ação da Cidadania, Avenida Barão de Tefé, 75 - Saúde - Rio de Janeiro / RJ.
Promotor(es): Ação da Cidadania e CONSEA-Rio

Maiores informações:
CONSEA-Rio: R. Afonso Cavalcante, 455 / sala 670/ Cidade Nova Rio / RJ - CEP: 20211-110
Tel/fax: 3495-0070 / (2976-2357 / 9974-3728
C.E.: consea-rio@pcrj.rj.gov.br, humanitasdh@gmail.com

visitando Sta Marta