Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

CoMPaRTiLHaNdO ...

Comissão Europeia declara Hamburgo como "capital verde" de 2011
por Redação EcoD

Transporte coletivo de Hamburgo facilita a vida da população e contribui para o meio ambiente
Uma cidade em que os pontos de ônibus e as estações de trem não ficam além de 300 metros de distância da casa de qualquer habitante. Assim é a alemã Hamburgo, declarada oficialmente como "Capital Verde de 2011" pela Comissão Europeia, órgão vinculado a União Europeia (UE).
O conceito de transporte ambientalmente correto de Hamburgo conta ainda com dois ônibus dotados de tração híbrida a diesel, que já estão em circulação – outros oito devem complementar a frota. "Agora estamos expandindo o transporte ciclístico em grande escala", destacou ao jornal
Deutsche Welle Volker Duman, porta-voz do departamento municipal de meio ambiente.
Ele aponta ainda que o S-Bahn (modelo alemão de trem de curta distância) que circula na cidade é 100% abastecido com eletricidade ecológica (hidroenergia).

Com as novas medidas, a cidade espera atingir uma ambiciosa meta climática: reduzir 80% das emissões municipais de dióxido de carbono (CO2) até 2050. Impossível? Nem tanto.
A emissão per capita em Hamburgo já diminuiu 15% em relação à de 1990. "Uma conquista significativa para uma grande cidade", assinalou a Comissão Europeia.
Em 2010, a capital verde da Europa foi Estocolmo, na Suécia, que equipou toda a sua frota de ônibus com motores híbridos, movidos a biogás ou etanol.