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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NEGÓCIOS SOCIAIS? O QUE É ISSO?


O que são negócios sociais?

Empresas que, através da sua atividade principal (core business), oferecem soluções para problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado.

O que caracteriza um negócio social?

  • Vende um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda;
  • Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações;
  • Apresenta inovação no modelo de negócio (por exemplo: no modelo de distribuição, no produto ou serviço, no sistema de precificação);
  • Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente;
  • Há comprometimento do empreendedor e sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.

Como geram impacto social?

  • Atendem necessidades básicas da base da pirâmide (acesso a serviços básicos como saúde, habitação e educação a baixo custo e alta qualidade);
  • Possibilitam acesso a produtos e serviços que melhoram a produtividade ou reduzem os custos de transação da população de baixa renda (como serviços financeiros, tecnologias que aumentem a produtividade de pequenos empreendedores, entre outros);
  • Incluem pessoas marginalizadas na cadeia de valor, como fornecedores ou produtores, de forma que a inclusão é necessária para a operação do negócio.

Como negócios sociais se diferenciam de:

  • Negócios tradicionais: por terem a finalidade de gerar impacto social e o comprometimento com a melhoria de qualidade de vida do público alvo.
  • ONGs tradicionais com atividades de geração de renda: por serem sustentáveis financeiramente e terem alto potencial de escala. Diferente de ONGs com geração de renda, em um negócio social o produto ou serviço que gera impacto social é o mesmo que gera renda para a organização.
  • Empresas com ações de responsabilidade social: por terem um modelo integrado, no qual o impacto social está no centro da operação do negócio, não marginal a ela.
  • Empresas que vendem para as classes CDE: por terem comprometimento em desenvolver produtos e serviços que realmente atendam às necessidades básicas dessa população, e melhorar a sua qualidade de vida de forma inovadora.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM DOS ALIMENTOS



A principal finalidade das embalagens é proteger e conservar os alimentos, mantendo-o sem alterações significativas na sua composição e qualidades sensoriais, bem como protege-los de fenômenos que signifiquem redução de sua vida útil. Outra função importante é estampar cores atrativas e informações que a tornam um poderoso veículo de comunicação entre o produtor, o produto e o consumidor final.
Cores ajudam a atrair o consumidor e estimular a aquisição, enquanto que as informações orientam quanto à composição, valor nutricional, uso, consumo, conservação e outras, de forma a dar ao consumidor confiança para adquirir e consumir o produto. Modernamente as embalagens podem ser de vidro, metal, papel, plástico, multicamadas. Embalagens de vidro são inertes, recicláveis ou retornáveis, transparentes e permitem processamento após o envase.
As embalagens metálicas (principalmente aço e alumínio) são prioritariamente destinadas a alimentos tratados termicamente, devido à boa resistência a altas pressões e temperaturas e por sua estabilidade mecânica. Ainda apresentam barreira a gases e vapor d’água, além de proteger da luz. Para impedir a interação com o produto vernizes cada vez mais eficientes são desenvolvidos.
As embalagens de papel, na forma de folhas ou caixas nem sempre estão em contato com o alimento, uma vez que aceitam o formato de multicamadas, com filmes plásticos, metálicos, ceras, etc. São também recicláveis e biodegradáveis.
Outro tipo de embalagem são as plásticas, rígidas ou flexíveis, transparentes ou não, e que também podem receber internamente camada protetora do alimento quanto à interação com o plástico e proteção contra luz.
Mais recentemente estão sendo desenvolvidas embalagens antimicrobianas ativas oferecendo maior proteção ao alimento, além de aumentar o tempo de vida útil.
Dentre as substâncias já provadas e aprovadas estão à prata, o etanol, o wasabi e o ácido sórbico.
Assim, a embalagem tem a responsabilidade de proteger e conservar o alimento, evitando sua contaminação (por micro-organismos, insetos, metais, etc.) aumentando a durabilidade além de manter sua integridade.
Todas essas propriedades da embalagem têm como alvo final a segurança alimentar do consumidor.
Evidentemente que o uso de Boas Práticas na manipulação e fabricação dos alimentos é fundamental na oferta de alimentos que não ofereçam riscos à saúde do consumidor.
A escolha da embalagem correta para cada alimento é uma tarefa importante, mas ainda devemos ter outras preocupações.
Dentre elas, o cuidado com o meio ambiente deve estar presente quando dessa escolha. Essa preocupação social da empresa demonstra respeito pelo consumidor.
Finalmente, é preciso lembrar que no mercado globalizado, com circulação de mercadorias pelos países, as embalagens devem obedecer a critérios internacionais se desejamos conquistar mercados no exterior,
Assim, o Brasil adequou sua legislação sobre embalagens com os países do MERCOSUL e de outros países, além de desenvolver, através de pesquisadores, embalagens mais modernas e eficientes, em consonância com os critérios internacionais.

Prof. Dr. Francisco Carlos Donatti,
Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos,
Professor do Departamento de Nutrição Animal e Pastagem da UFRRJ.