Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

continuando ...

Aparelhos que mais gastam energia elétrica


aparelho mais gastam energia eletrica

Quem é que não quer diminuir o consumo de energia elétrica e economizar dinheiro na conta do final do mês? Pois é, antes de começar a desligar tudo, devemos saber quais são os aparelhos que mais consomem energia elétrica e moderar a utilização dos mesmos, pois como veremos, alguns itens são altamente indispensáveis.

Para começar, você deve saber qual a porcentagem que o consumo de cada aparelho tem na conta final: O chuveiro elétrico representa 30% do valor total da conta, a geladeira e freezer representam 30% e se os eletrodomésticos tiverem idade acima de 10 anos, o percentual dobrará, o ferro de passar roupa possui representação de 5%, o computador também contribui com 5%, a televisão e as lâmpadas comuns contribuem com 10% do sob o valor total da conta. Além desses, também são responsáveis pelo maior consumo de energia, o ar condicionado, aspirador de pó, secador de cabelo, aquecedores e estufas.

Como pudemos notar, os aparelhos que mais gastam energia são o chuveiro elétrico e a geladeira, em residências que há muitos eletrodomésticos antigos, a conta certamente deverá vir em um valor absurdamente alto. Diante dessa constatação, algumas medidas para reduzir o consumo podem e devem ser seguidas para diminuir os gastos e contribuir com a utilização consciente dos recursos naturais.

Utilizar a luz natural o máximo possível, abrindo as janelas, cortinas e deixando a energia solar entrar e aquecer o local por mais tempo é uma das dicas mais importantes para economizar energia. Outras recomendações são acumular roupas e passar ferro de uma só vez, moderar o tempo do banho, especialmente o tempo que passa com o chuveiro ligado, diminuir a quantidade de televisores ligados no mesmo instante, utilizar as máquinas de lavar e secar em sua capacidade máxima correta e, é claro, realizar uma manutenção regular da rede elétrica da sua casa. Fique atento, aproveite as dicas e aprenda a diminuir o consumo de energia da sua casa.


Fique Por Dentro ...

Microondas faz mal a saúde


microondas saude

Apesar de trazer mais praticidade e agilidade para o nosso dia a dia, o aparelho de microondas pode diminuir a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos. Além disso, se não forem tomados os devidos cuidados, problemas como vazamento e até explosões podem acontecer. Mas, ainda assim, nenhuma pesquisa contra indica a utilização do microondas de forma moderada, pois em excesso alguns danos à saúde podem ser identificados.

As ondas liberadas no aparelho de microondas são do tipo eletromagnéticas e ficam concentradas no forno quando ele está funcionando e, com as portas fechadas, o aquecimento promove uma agitação das moléculas presentes no alimento, realizando seu cozimento de modo mais rápido.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os alimentos preparados em fornos de microondas não causam nenhum mal à saúde. Entretanto, quando o alimento é esquentado várias vezes, acaba perdendo uma parte significativa dos seus nutrientes, com a utilização do microondas esse efeito é potencializado.

Além disso, alguns materiais não podem ser levados ao microondas, como é o caso de recipientes de alumínio ou aço, pois podem refletir as ondas e causar explosões. Os mais indicados são: plásticos rígidos, refratários e outros recipientes de vidro ou porcelana.

Devido a recomendações expressas do Inmetro, os recipientes devem informar na embalagem se podem ou não ser levado ao forno microondas. A dica é nunca utilizar embalagens plásticas de margarina, queijo, iogurte, pois como elas são derivados de petróleo não resistem à elevada temperatura do alimento, derretendo ou exalando odores e substancias tóxicas com o aquecimento.

Outra orientação é cozinhar os alimentos no fogão e esquentar, se for preciso, no máximo uma vez no microondas. Assim, você evitará a perda total dos nutrientes contidos na refeição, ao mesmo tempo em que aproveita as vantagens do forno microondas, de forma moderada, que não é prejudicial a saúde.