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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O voluntariado deve começar, hoje, AGORA!

Foi um grande avanço para a humanidade quando a palavra voluntário – o que depende de nosso arbítrio fazer – migrou dos conflitos bélicos para a responsabilidade social. Hoje, quando tratamos de exército de voluntários, referimo-nos aos milhões de brasileiros que dedicam parte de seu tempo a melhorar o mundo, incorporando-se às atividades de organização, de uma empresa ou simplesmente fazendo as coisas certas em casa, no trabalho, na sua rua, bairro e cidade.
Comemoramos em dezembro, mais especificamente no dia 5 de dezembro, o Dia Mundial do Voluntariado. No ano que vem, teremos o 10º aniversário do Ano Internacional do Voluntário, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Mas, o que é mesmo ser voluntário? Como quebrar a inércia e colocar mãos à obra? O primeiro passo é compreender que as grandes conquistas da humanidade são coletivas. Para modificar velhos conceitos, proteger o planeta, ajudar o próximo, é necessário superar o egoísmo e o excessivo individualismo.
A seguir, temos de procurar um programa com o qual nos identifiquemos. Pode ser o consumo consciente, a redução da emissão de poluentes, o combate à hanseníase, ou abraçar os Objetivos do Milênio (ODM), dentre eles, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes e combater doenças como a malária e HIV/AIDS.
Às vezes, uma ideia criativa mobiliza rapidamente voluntários por uma causa, como é o caso do Projeto Mosaico, para inclusão de jovens em situação de risco por intermédio desta arte milenar. Oriundo da Paraíba, hoje o projeto tem dimensão nacional.
Não faltam opções para quem queira trabalhar para mudar - as coisas que aí estão - como costumamos nos referir a realidades com as quais não concordemos. O que não podemos é refrear este ímpeto humano de fazer o bem, porque a vida passa muito rapidamente. O tempo é um bem precioso demais para ser desperdiçado.
O voluntariado deve começar hoje, agora. No caso dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), criados pela ONU para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos, o prazo para atingir as metas é 2015. Logo, só haverá resultados consistentes se os objetivos forem atacados sem demora.
Vivemos em uma época sem par na história da humanidade. Com as redes sociais e os meios digitais de comunicação, não há mais localidades inacessíveis no mundo. Se a economia global não vai bem em um canto do mundo, o outro lado do planeta também sente as consequências.
Cumpriram-se as profecias do filósofo e educador Marshall McLuhan: o mundo é uma aldeia global. Cabe-nos, então, não hesitar diante da possibilidade de fazer a diferença. Não importa se o que fizermos mudar a vida de uma pessoa ou de uma coletividade. Sempre será muito importante. Se ainda não começou, não espere mais.

Aucélio Melo de Gusmão é diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

pRiMEirA SeGUndA de 2011 ...



Os onze passos para BOaS IdEiaS

Passo 1
Nenhum grande insight ou inovação surgem sem antes se reconhecer a questão a ser resolvida.
A trilha das grandes ideias começa, portanto, pelo próprio problema.

Passo 2
É hora de avaliar as próprias forças, isto é, buscar sua identidade.
A essa altura, as soluções começam a ganhar corpo.

Passo 3
A força das soluções, porém, só vem quando elas são testadas. Essa é a fase de aprimorar as ideias. Como?
Primeiro imaginando suas consequências possíveis (boas e/ou ruins), como se elas já existissem no mundo.

Passo 4
Coloca-se pela primeira vez a ideia em contato com o mundo exterior. Mas evite expô-la aos pessimistas e aos advogados do diabo.
Procure pessoas realmente interessadas em ajudar. Elas farão objeções e comentários sinceros que darão nova “sintonia fina” à ideia.

Passo 5
Identifique como a nova ideia se encaixa no mundo já existente.
Que ideias vieram antes dela? No que ela pode colaborar?
Muitas ideias morrem neste ponto, mas o teste fortalece as sobreviventes.

Passo 6
Essa fase é focada no público-alvo. Nem sempre é uma tarefa óbvia.
Muitas vezes o público inicial não é o maior ou o mais significativo.

Passo 7
Amadureça sua ideia: agregue valor a ela, busque ângulos ainda não pensados.

Passo 8
Faça o retoque final. É hora de se certificar que a ideia, projeto ou produto realmente vai cumprir plenamente sua meta.
Se tudo parece funcionar até agora, chegou a hora.

Passo 9
Comunique sua ideia para o público. Coloque-se no lugar do cliente nesse momento. Pense no que a ideia é importante para a vida dele.

Passo 10
É a fase mais importante do processo. Analise o impacto da ideia.
É o décimo passo, mas poderia ser o primeiro.
Dele nasce a pergunta: “Daqui a três anos, se a minha inovação for bem-sucedida, no que ela vai ter mudado o mundo?”

Passo 11
Seja advogado da sua ideia.
Se você delegar essa função a outros, é meio caminho para o fracasso.

domingo, 2 de janeiro de 2011

AnO NoVo... IdEiAS NoVAs ...

DE ONDE VÊM AS BOAS IDEIAS?
Raramente elas surgem de repente da cabeça de uma só pessoa.
São resultado de várias conexões e levam algum tempo para ficarem prontas.
O lado bom é que o ambiente em que vivemos nunca foi tão fértil para isso!
... seja bem vindo 2011 e você também ...