Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

cOmpARtiLhE



Dez sugestões para um estilo de vida mais simples
Por Paulo Borges, sacerdote.


A propósito do 40.º aniversário da “Populorum Progressio” (26-03-67), documento profético do papa Paulo VI sobre o desenvolvimento dos povos, a secção portuguesa da “Pax Christi” publicou estas 10 sugestões, como forma de escolher viver com simplicidade, sustentabilidade e em solidariedade com os outros.


1. Desfruta da tua casa

Faz com que te sintas bem em tua casa. Que ela seja e pareça simples. Não a enchas de adornos desnecessários. Evita que o televisor ocupa o lugar de destaque: coloca-o num local menos visível ou dentro de um armário. Poupa energia. Redescobre o ritual das refeições em família e sem televisão. Convida os teus amigos para a tua casa e fá-los sentirem-se bem-vindos. Evita acumular coisas e costumes desnecessários.
2. Não abuses do “centro comercial”

Não voltes a sair para ir às compras por impulso ou diversão. Nas tardes do sábado evita cair na fórmula dos 6 C’s: carro, centro comercial, compras, cinema, ceia. Estabelece dias de “baixo consumo” ou “consumo zero” nos quais só comprarás o estritamente necessário. Impõe a ti próprio um período de reflexão antes de ter grandes despesas. Sê fiel à regra dos 3 R’s: reduzir, reutilizar, reciclar.
3. Compra com dinheiro

Sempre que possível tenta fazer pagamentos com dinheiro: gastarás menos. Faz ajustes para viver dentro das tuas possibilidades. Analisa e anota os teus gastos. Calcula quanto poderias poupar se usasses o telemóvel de forma mais selectiva. Que a tua austeridade aconteça na alegria. O que te sobra é o que outra pessoa necessita para ter uma vida mais digna.
4. Pára para cheirar o perfume das flores

Deixa de depender tanto do relógio. Escuta o teu relógio interior. Não fiques até à última hora do dia a ver televisão. Pelo menos um dia por semana deita-te cedo. De vez enquanto vive um dia sem horas marcadas: passeia sem destino. Surpreende alguém com uma visita, uma flor…
5. Recupera o leme da tua vida

Desliga o piloto automático. Foge da rotina. Procura ter tempo para aquilo que gostas. Faz algo de novo todas as semanas. Luta para conseguir um ambiente de trabalho mais enriquecedor. Equilibra a tua vida de trabalho e familiar. Não percas a oportunidade de estar com os teus filhos enquanto crescem. Se estiveres desempregado põe todo o teu empenho em encontrar algo que te realize mais que o anterior.
6. Viaja para dentro

Prolonga ao máximo a vida do teu automóvel. Utiliza mais os transportes públicos: cada dia te parecerá mais gratificante sem tempo perdido nos engarrafamentos. Viaja ao teu mundo interior reservando um tempo de qualidade dedicado à meditação: descobrirás paisagens incríveis e enriquecerás todas as dimensões da tua vida. Escreve um diário e desfruta mais da tua existência.
7. Apaga a televisão

Evita cair na tentação da televisão como forma de passar o tempo. Procura alternativas que sejam mais criativas e gratificantes. Evita o impulso de acendê-la para matar o tempo. Foge da ilusão de que estás informado só porque vês o telejornal. Lê mais. Passeia mais. Escreve mais a quem amas. Se há crianças em casa, lê-lhes histórias, participa nas suas brincadeiras.
8. Não corras atrás de tudo o que é novidade

As novas tecnologias devem estar ao nosso serviço e não o contrário. Utiliza o computador como ferramenta e não como um fim em si mesmo. Compra só os programas, periféricos e acessórios que precises de utilizar. Aproveita as possibilidades de comunicação que as novas tecnologias te proporcionam, para comunicar mais, conhecer melhor, mas impõe um limite ao tempo que ele substitua uma boa conversa com um amigo ou um momento de lazer agradável com pessoas que já não vês há muito tempo. Antes de o ligares define o que precisas de fazer. Marca um tempo limite para a sua utilização e cumpre-o. Faz o mesmo com as crianças: combina com elas o tempo que podem estar a jogar ou no messenger ou na net. Pára para pensar se de verdade precisas de um telemóvel e para quê. Desliga o telemóvel durante a noite e sempre que estiveres em casa, a passear com a família ou a descansar.
9. Leva uma vida sã e próxima da natureza

Faz exercício regularmente, mas sem cair no culto do corpo perfeito. Muda de hábitos alimentares, consuma produtos mais naturais. Consome mais produtos frescos, verduras e legumes. Procura a medicina preventiva e as terapias alternativas.
10. Recupera o sentido de comunidade

Não caias no sedentarismo. Compromete-te com actividades que te “obriguem” a sair de casa. Procura conhecer os teus vizinhos, a tua comunidade. Compromete-te com actividades cívicas. Sê solidário. Sê voluntário. Partilha o que tens, sobretudo o que te sobra. Caminha com os outros nesta estrada de uma vida mais simples e mais plena.