Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fique Por Dentro ...

Cuidados com as doenças do inverno

A chegada do inverno, nos deixa de sobreaviso em relação às várias doenças que são muito comuns nessa época, podendo ocasionar facilmente o aumento na incidências de doenças respiratórias. Há um ano estávamos em plena crise ocasionada pela disseminação da gripe suína que ceifou milhares de vidas. Febre, tosse, dor de cabeça e no corpo, e dificuldade para respirar, são sintomas de alertas importantes que devem levar à procura do serviço de saúde mais próximo. A automedicação também é desaconselhada, visto que pode mascarar os sintomas da gripe e dificultar seu diagnóstico. A higiene pessoal é importante em todas as épocas, mas é sempre oportuna quando estamos com imunidade reduzida, e mais necessária ainda nessa época do ano. Além disso, a vacina não é a única forma de prevenção, devendo ser observadas outras conhecidas formas de prevenção:

- O uso de roupas adequadas, que protejam as extremidades do corpo, mantendo o calor, é o primeiro passo. Se você tem a tendencia de ter as extremidades frias, aumente a eficiência circulatória, fazendo mais exercícios, que promoverá também o fortalecimento do sistema imunologico.

- Evite as correntes de ar frio no quarto de dormir, mas não feche todas as frestas possíveis. Isso impede a renovação do ar puro indispensável à oxigenação.

- Aumente sua capacidade de enfrentar o frio "vacinando-se" através da exposição controlada a ele, como duchas frias inicialmente rápidas, após banho quente. Depois aumente o tempo de banho frio, à medida que for se acostumando. Muitas pessoas predispostas à bronquite têm melhorado apenas com essa medida.

- Coma alimentos mais calóricos, sem negligenciar os alimentos ricos em vitaminas e sais que protegem contra infecções. As frutas devem fazer parte da dieta do inverno, e não somente alimentos mais quentes.

- Evite o contato íntimo e direto com pessoas enfermas, principalmente com doenças contagiosas. Evite também o cigarro e bebidas alcoólicas.

Existem muitas plantas medicinais atuando fortemente na prevenção e cura das doenças de inverno., através de fomentos com a infusão ou decocção dessas plantas, exercem uma poderosa ação antiinfamatória e descongestionante sobre o aparelho respiratório. Podem ser preparadas com quaisquer das plantas peitorais ou balsâmicas. As essências de alfazema, tomilho e eucalipto são particularmente recomendadas. O eucalipto é uma árvore de grande altura, introduzida na Europa e na América, vinda da Austrália, em meados do século XIX. Devido às propriedades excpectorantes, balsâmicas, anti-sépticas, broncodilatadoras e febrífugas é muito eficaz contra as afecções bronquicas.

Eucalipto contra a gripe


Por sua ação balsâmica e anti-séptica sobre os bronquios (mucosas) o eucalipto colabora na regeneração das células danificadas facilitando a expulsão da mucosidade acalmando a tosse. É indicado em todas as afecções respiratórias, especialmente nos catarros, asma e bronquites.
Os banhos de vapor são a melhor forma de aproveitar as propriedades do eucalipto:
- Em uma panela com água fervente, coloca-se um punhado de folhas de eucalipto ou 4 a 6 gotas de essência por litro de água. O doente senta-se com o tórax nú em uma cadeira, coberto por um lençol ou uma toalha grande e coloca a cabeça por cima da panela, de forma que o vapor lhe chegue ao peito e à cabeça. O banho deve durar entre 5 e 10 minutos, devendo ser aplicado 3 ou 4 vezes ao dia.
Fonte: Enc. Plantas

Chá é bom prá cachorro ...


... E para gato também. Pouca gente sabe, mas a fitoterapia pode fazer muito
pela saúde dos animais

por Beth Fernandes

Se o bicho anda agitado, um bom chá de melissa pode deixá-lo calminho, calminho. Digestão difícil? Tente uma infusão de folhas de boldo. Agora, se o caso for um problema respiratório, a menta trará um alívio e tanto. Assim como a gente, os pets também saem ganhando com as plantas medicinais. Infusões ou mesmo cápsulas, não importa a forma — medicamentos fitoterápicos, 100% naturais, são cada vez mais adotados em clínicas veterinárias para curar desde feridas até dores articulares em animais domésticos.

Se o especialista indicar um chá, você só vai precisar de uma seringa. Já a cápsula pode ser misturada à ração. Vêm das plantas, também, as substâncias usadas em tinturas, óleos e pomadas.

“Geralmente o remédio tem boa aceitação”, garante a veterinária Regina Motta, da clínica Homeo Patas, em São Paulo. As doses e a duração do tratamento variam de acordo com o tamanho do animal — e da encrenca.
Segundo o veterinário Marcos Fernandes, da Escola Paulista de Homeopatia, em São Paulo, o baixo custo dos fitoterápicos e a diminuição dos efeitos colaterais são as principais vantagens do tratamento. Os remédios costumam ser encontrados em farmácias especializadas ou de manipulação. “Por serem naturais, os princípios ativos são menos tóxicos e causam menor impacto no organismo”, acredita a veterinária Regina.

Mas atenção! A prescrição do veterinário é indispensável. “Os fitoterápicos exigem os mesmos cuidados que as drogas alopáticas”, alerta Valéria Oliva, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Araçatuba. “Se são utilizados da maneira errada, podem apresentar resultados indesejados”, completa o professor veterinário Nilson Roberti Benites, da Universidade de São Paulo.

terça-feira, 29 de junho de 2010

falando de consumo ...

Água – o elo da vida e da Paz Mundial



Água limpa e estruturada.

Sem água a vida não seria possível. Cerca de 65% de um organismo adulto é constituído por água e esta quantidade se man­tém constante graças ao equilíbrio entre as per­das e o consumo diário. Qualquer desequilíbrio hídrico pode ter desagradáveis consequências para a saúde, para a mente, para o coração, para o espírito, para a Vida.

Consumo diário...

A água que nos percola pelas frutas, folhas e verduras orgânicas e cruas é totalmente diferente da mais cara de todas as águas minerais. Trata-se de uma água biológica, coloidal, estruturada, que contém enzimas ativas, minerais, nutracêuticos e bactérias benéficas: Vida Viva!

Para a água ajoelham todos: deuses, rainhas, princesas e todos os seres do planeta. Acredito que a água seja o único elo da paz, de união entre todos os seres e raças (*).

Minha fé: praticando uma alimentação tão conectada com a natureza, será inevitável que comecemos este ato de paz e união via nossas águas internas.

Compartilho aqui um texto do Dr. Alberto Gonzalez em seu livro Lugar de Médico é na cozinha (editora Alaúde):

As águas estruturadas do interior das células dos frutos da terra relacionam-se diretamente com as águas estruturadas do interior de nossas células. E isso não é por acaso. Dentro de nosso corpo temos três lagos com águas estruturadas, mas com diferentes elementos em cada uma delas. Temos a água intravascular, que é o sangue, mais rico em proteínas, ocupado por glóbulos vermelhos e brancos, imunoglobulinas e plaquetas. Dependendo da refeição, estará repleto de nutrientes (aminoácidos, carboidratos, gorduras, vitaminas, etc.). Temos a água inters­ticial, que banha as células por fora, composta de um plasma escasso em proteínas, portanto muito menos denso e viscoso. E, por último, o mais vasto lago, o intracelular, a água que habita o interior de nossas células, repleto de proteínas e veículo de todas as reações que envolvem a vida. Independentemente de a qual lagos pertençam, nossas águas internas são todas coloidais, biológicas: são estruturadas.

Quanto mais estoque de água estruturada houver em nossas célu­las, mais saúde haverá em nossos sistemas biológicos. Quanto mais água estruturada no interior das células, mais equilíbrio ocorrerá entre os íons celulares como o cálcio, o potássio e o sódio, que transitam de um lado para o outro da membrana celular, determinando o equilíbrio coloido-osmótico, e, consequentemente, o equilíbrio eletroquímico, com estabilização da membrana celular.

Existe uma diferença significativa entre a água coloidal e a água mi­neral no que tange à tensão superficial. A água não-estruturada, como a água destilada, tem uma tensão superficial de 73 dinas/centímetro (d/cm). O suco de cenoura apresenta tensão de superfície de 30 d/cm, ou seja, menos da metade da água mineral. Após oito horas, a tensão su­perficial do suco de cenoura pula para 68 d/cm, estando, após 24 horas, com a mesma tensão superficial da água não estruturada, 73 d/cm. Menor tensão superficial significa menor esforço para transpor fases (de líquido para sólido, por exemplo). Ou seja, a água estruturada tende a ultrapas­sar mais facilmente as membranas corporais, o que a torna altamente absorvível, seja pela pele, mucosas ou pelo tubo digestivo.

Concluindo: a melhor água para o organismo das crianças de todas idades? A da feirinha orgânica. Ficou claro?

A vida é um processo de desidratação

A água é o componente mais importante do nos­so organismo, cerca de 65% do peso corporal de um adulto, 80% no recém-nascido e de 90 a quase 100% no feto. A quantidade de água diminui com a idade, por isso se diz que a vida é um processo de desidratação; está em proporção inversa ao conteúdo de gordu­ra, ou seja, deseja longevidade? Menos gordura, mais água.

A água é o meio onde se realizam todos os fenôme­nos bioquímicos essenciais para a vida. A qualidade e quantidade de água determinam a qualidade da vida e comunicação de todos os nossos trilhões de células. Na verdade, a principal química da vida é a eletroquímica, onde a água age como o grande condutor e os sais minerais e enzimas os que carregam as informações.

De quanta água necessitamos?

As necessidades de água do organismo são determi­nadas, em grande parte, pela composição do que co­memos, sobretudo pelo conteúdo de proteínas e sal. O consumo de água deve ser aumentado nas se­guintes situações: durante a atividade física, em ambientes com temperaturas elevadas, em estados febris e em estados diarréicos. O suor pode fazer variar consideravelmente a ne­cessidade de água do organismo. A quantidade de suor pode variar de meio litro até 5 ou 10 litros/dia, de acordo com a atividade física e a temperatu­ra ambiente.

A necessidade hídrica também varia de acordo com a idade: um adulto precisa de aproximadamente 35 ml de água/quilo/dia; para o bebê essa quantidade é 3 ou 4 vezes maior. E, as necessidades de água variam também de um indivíduo para outro.

Para um adulto é aconselhável 'consumir' em média 1,5 ou 2 litros de água/dia, e deve-se beber sempre que se tenha sede. Mas, para quem faz grande consumo diário de frutas, legumes e verduras na sua forma crua e fresca, bem menos água (que é não estruturada) será necessário consumir.

Como o apetite e sede do bebê e das crianças pode ser pequeno, mas o crescimento deles é sempre acelerado, é importante oferecer a eles alimentos crus e frescos, elaborados de forma que não estejam muito massudos, ricos na própria água estruturada destes alimentos: os sucos, as vitaminas, as papinhas, os chás vitalizados com ervas.

Consumos e perdas

Em condições normais, o conteúdo de água do organismo se mantém praticamente constante, porque as perdas são compensadas pelo consumo. Enquanto em amamentação exclusiva no peito materno a criança dificilmente sentirá sede. Iniciado o desmame a água contida nos alimentos representará uma parte das suas necessidades, e o restante deverá obter com a ingestão de líquidos: idealmente sucos ou chá de ervas, garantindo maior consumo de água estruturada.

Lembrando que as perdas de água ocorrem por quatro vias: pela pele, pelos pulmões (transpiração invisível), pela urina e pelas fezes.

As fontes de água estruturada

A água contida nos alimentos nem sempre está na forma livre, com frequência encontra-se ligada a sólidos ou contida nas proteínas, sais etc. Por isso se comporta de forma diversa nos diferentes grupos de alimentos.

Alimentos crus,
maduros e frescos
% água estruturada
Frutas
90
Verdura
80-90
Leite materno
87
Batatas e raízes
75
Legumes
12
Grãos
13
Sementes sem germinar
5
Sementes germinadas
> 40%


Concluindo: a melhor água para o organismo das crianças de todas idades? A da feirinha orgânica. Ficou claro?

E, este é um bom motivo para estarmos cercados de Seres Ecológicos! Seres bem hidratados, sempre jovens, cuca aberta, bem sintonizados com a Terra, Águas, Sol, Ar e toda a força da Criação.

(*) De que adianta terras, petróleo e dinheiro se não temos água?

fique LiGaDo ...

QUALIFICAÇÃO GRATUITA EM VÁRIAS PROFISSÕES

Centros Vocacionais Tecnológicos, da FAETC, estão com inscrições abertas para diversos cursos em 4 unidades

SARACURUNA
rua Padre Marinho 21 - Duque de Caxias
415 vagas até 14 de julho para:
técnicas de logística (estocagem)
operador de máquinas de processamento de materiais termoplástico
administarção e gestão de micro e pequenos empreendimentos
informática

QUITUNGO
Pça. Lagoa Mirim s/n - Vila da Penha - das 8h às 21h
inscreve até 03 de julho para:
francês
reparador predial

QUINTINO
rua Clarimundo de Melo 847
inscreve até 16 de julho
informática básica
recepcionista
auxiliar de escritório
operador de telemarketing
auxiliar administartivo
graçom, auxiliar de cozinha, confeitaria e panificação (entre outros)

CORREIOS
rua Leopoldo Bulhões 530 - Manguinhos
inscrição até 10 de julho
aulas para: armador, apontador e bombeiro hidráulico (entre outros)
informações: (21) 23314085

segunda-feira, 28 de junho de 2010

continuando ...

Missão



As atividades da associação visam defender a biodiversidade, divulgar a educação do gosto e unir aos co-produtores aqueles que têm produtos de excelência.

Defesa da Biodiversidade

Segundo o Slow Food, o prazer de saborear boa comida e bebida de qualidade deve ser combinado com o esforço para salvar os inúmeros grãos, vegetais, frutas, raças de animais e produtos alimentícios que correm perigo de desaparecer devido ao predomínio das refeições rápidas e do agronegócio industrial. Através da Arca do Gosto, das Fortalezas (apoiados pela Fundação Slow Food para Biodiversidade) e do Terra Madre, o Slow Food busca proteger nosso inestimável patrimônio gastronômico.

Educação do Gosto

Despertando e treinando nossos sentidos, o Slow Food ajuda na redescoberta do prazer de saborear um alimento e na compreensão da importância de conhecer sua origem, quem o produz, como é feito. As atividades do Convivium apresentam aos associados e outros interessados, alimentos e produtores da região, enquanto as Oficinas do Sabor oferecem degustações conduzidas por especialistas no assunto. Junto às escolas, o projeto Hortas Escolares oferece às crianças a oportunidade prática de aprender sobre os alimentos e ver como crescem.

A Universidade de Ciências Gastronômicas, criada pelo Slow Food, oferece cursos acadêmicos multidisciplinares sobre a ciência e cultura do alimento. A UNISG é o caminho pelo qual o Slow Food une as inovações e pesquisas do mundo científico e acadêmico, com o tradicional conhecimento dos agricultores e produtores de alimento.

Unindo produtores e co-produtores

O Slow Food organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais para apresentar produtos de excelência e para oferecer aos consumidores atentos à oportunidade de conhecer os produtores.

continuando ...


Filosofia



Acreditamos que todos têm o direito fundamental ao prazer de comer bem e consequentemente têm a responsabilidade de defender a herança culinária, as tradições e culturas que tornam possível esse prazer. O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.

Bom, limpo e justo: é como o movimento acredita que deve ser o alimento. O alimento que comemos deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.

Somos Co-produtores e não simples consumidores, pois tendo informação sobre como nosso alimento é produzido e apoiando efetivamente os produtores, nos tornamos parceiros no processo de produção.


Fique Por Dentro ...

Movimento Slow Food



Comer é fundamental para viver. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Para um verdadeiro gastrônomo é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso.

Fundado por Carlo Petrini em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 132 países.

O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas.

Carlo Petrini, fundador do Slow Food

A sede internacional do Slow Food é em Bra, na Itália. O Slow Food opera tanto localmente como mundialmente junto de instituições internacionais como a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Estabelece laços de amizade com governos em todo o mundo, prestando consultoria para o Ministério da Agricultura italiano, trabalhando com o presidente da câmara de Nova Iorque e colaborando com o governo Brasileiro.

Através dos seus conhecimentos gastronômicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente, o Slow Food tornou-se uma voz ativa na agricultura e na ecologia. O Slow Food conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. As atividades da associação visam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto, e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através de eventos e iniciativas.

ALERTA GERAL

(continuando nossa aprendizagem com a dra. Clara Brandão... é fácil e podemos pegar da nossa hortinha em casa, vale a pena!)

Soro caseiro 01

1 colher (chá) de sal + 8 colheres (chá) de açúcar + 1 litro de água filtrada ou fervida.
Oferecer à criança ao primeiro sinal de vômito e/ou diarréia.
Previne a desidratação.

1 colher de (chá) = tampa de cerveja
1 litro = 1 lata de óleo


Soro caseiro-02

Ferver um litro de água e acrescentar 1 colher (chá) de sal, 3 colheres (sopa) de FUBÁ ou FARINHA DE ARROZ, dissolvido em água fria, e deixar ferver durante 10 minutos. Acrescentar 1 colher (chá) de óleo ou margarina. É bom para mulheres grávidas, bem como para qualquer pessoa.
Diminui em 30% a duração e em 40% o volume da diarréia, e em 60% o vômito. O amido do cereal se transforma em açúcar. Previne a desidratação e é nutritivo. Pode-se acrescentar 1 colher (chá) de manteiga.


PARA COMBATER A VERMINOSE

Temperar os alimentos, cada dia, com um tipo de planta:

Segunda-feira: hortelã
Terça-feira: alho
Quarta-feira: mastruz (erva-de-santa-Maria)
Quinta-feira: coentro
Sexta-feira: salsa ou cebolinha


Geléia contra vermes



4 bananas madura com casca
1 maço de mastruz
meio maço de hortelã
1 1/2 copo de açúcar
1 xícara (café) de sementes de abóbora moídas e peneiradas (só amêndoa)

Amassar bem todos os ingredientes juntos. Levar ao fogo até dar o ponto de geléia. Dar 1 colher (chá) duas vezes ao dia, pura ou passar no pão, na mandioca, no beiju.

É bom ser repetido a cada 6 meses. Os vermes retiram o melhor de nossa alimentação.



domingo, 27 de junho de 2010

composição ...


A Lua
Quando ela roda...
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda...
Minguante e Meia
Depois é Lua novamente
Diiiizz!...
Quando ela roda
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua-Nova...
Mente quem diz
Que a Lua é velha...
Mente quem diz!