Páginas

sábado, 24 de março de 2012

... entreLaçando ...





O que é tecer? 
Tecer é fazer teia ou tecido, é urdir, tramar, compor entrelaçando.
Usando-se fios naturais ou sintéticos, compõem-se objetos para uso prático, como uma vestimenta, ou para alegrar os olhos e a alma, como faz a arte.
A aranha é uma tecelã que tece sua teia para capturar seu alimento. Os fios, ela mesma produz.
Já os seres humanos usam fios de várias origens (naturais, sintéticos ou uma mistura dos dois) para tecer 'sua' arte.
O linho, o algodão, a lã do carneiro, e muitas outras fibras naturais ou sintéticas, nas mãos do artista, vão sendo transformadas em peças úteis ou peças de pura arte, sem limites, orientada pelo pensamento, pela criatividade e pela intuição da alma do artista. 

quinta-feira, 22 de março de 2012

CoMPaRTiLhAnDo ...





[...] Tecer é um ato criativo e expansivo, fios, cordas, redes e tecidos foram usados como símbolos da criação do mundo e da vida humana. 
As mulheres antigas o associavam com o nascimento da criança para um futuro desconhecido, um elo evidente entre tecer e parir, o cordão umbilical sendo o elo que ligava a mãe ao filho e que devia ser cortado para que uma nova vida começasse, cujo fio também iria ser cortado pela tesoura das Senhoras do Destino no momento da morte. 
As esperanças e os medos atávicos das mulheres perante os mistérios da gravidez e do parto as fizeram apelar, honrar e reverenciar a Deusa como a Grande Tecelã da vida e da morte. [...]