Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

... ATENÇÃO BRASIL ...



CoMPaRTiLhAndO ...


Como Resolver Problemas
 por Ari Lima

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas, tanto em relação a sua vida pessoal, quanto no aspecto profissional, é a falta de habilidade para resolver problemas. É comum nos sentirmos ansiosos quando surge a necessidade de resolvermos problemas que, presumimos, estão além de nossa capacidade. Ocorre um sentimento de angustia e impotência, fatores agravantes, que aumentam ainda mais o grau de dificuldade.

Em geral os problemas são percebidos pelas pessoas de forma diferente. Algumas, mais otimistas, encaram problemas como oportunidades de resolver assuntos e até mesmo como forma de melhorar seu padrão de vida. Outras transformam pequenos problemas em verdadeiras tragédias anunciadas, sofrendo por antecipação.

Às vezes vários problemas ocorrem em nossas vidas ao mesmo tempo, o que pode criar uma situação de estresse. Pode acontecer de uma pessoa estar vivenciando simultaneamente conflitos e desafios na vida pessoal, na área profissional, e ao mesmo tempo atravessar uma fase financeira ruim e ter problemas de saúde. 

Uma ótima maneira de resolver problemas é o que podemos chamar de segmentação. Este método se baseia na aplicação do principio de que, se segmentarmos ao máximo o processo, é fácil fazer algo. Existe um exemplo extremo deste método, bastante incomum, que é o do homem que decidiu comer uma bicicleta para entrar para o “Guines Book of Records”. Para isto, ele desfez uma bicicleta em minúsculas partículas e durante cerca de três meses ingeriu-a completamente.

Também na matemática este processo é utilizado com sucesso. Uma equação bastante complexa pode ser reduzida em uma serie de pequenas equações menores e mais fáceis de resolver. Outro exemplo que pode servir de comparação é a utilização de financiamento para aquisição de um bem. Muitas vezes é inviável adquiri-lo com o pagamento total do valor (problema maior), e por isso recorremos ao financiamento em parcelas mensais (pequenos problemas), o que tornar viável alcançar a solução do problema maior (nossa necessidade de adquirir o produto).

No entanto, ao invés de segmentar o problema em porções menores, é comum às pessoas fazerem justamente o contrário, ou seja, tentar resolver vários assuntos ao mesmo tempo. Com isto, sentem-se pressionadas, ansiosas e impotentes, pois a solução de vários problemas ao mesmo tempo pode ser uma tarefa superior a sua capacidade de realização.

Nestas situações, mais do que nunca, será necessário à pessoa manter a tranquilidade, raciocinar sobre cada problema separadamente e utilizar o método da segmentação, separando os problemas uns dos outros, e evitando que haja interferência entre eles. Um problema financeiro, por exemplo, pode agravar um problema de saúde por causar ansiedade e estresse, ou mesmo gerar uma crise de relacionamento familiar e até interferir no desempenho do trabalho.

Por isto é tão importante saber separar os problemas, não permitindo que um assunto interfira e dificulte outros aspectos de nossa vida. Quando se consegue pensar em cada problema de forma independente, tem-se uma sensação mais serena em relação a cada um, facilitando o raciocínio e a busca de soluções.

Como segmentar um problema
A melhor forma de realizar esta tarefa é fazer uma análise e obter a compreensão racional e consciente do problema. Em seguida, deve-se dividir a superação do problema em etapas, em um numero suficiente que possibilite a sua realização. Após esta divisão em etapas, é preciso traçar metas com datas específicas para solução de cada etapa. O objetivo final deve ser a superação do problema como um todo.

Dois critérios básicos devem ser respeitados para a solução de problemas:
Primeiro – procurar resolver os problemas segundo sua ordem de importância, ou seja, primeiros os essenciais depois os secundários.
Segundo – iniciar com a solução dos problemas a partir dos mais fáceis, para gradativamente resolver os mais difíceis e complexos.
Para exemplificar: imaginemos a prova de um concurso, em que todas as questões tenham o mesmo valor. O ideal e que se procure resolver as questões mais fáceis primeiro, e deixar as mais complexas e difíceis para o final da prova. Por outro lado, caso as questões tenha valor diferenciado, será necessário priorizar aquelas de valor maior, para depois resolver as questões de menor valor.

Além da segmentação e da utilização de critérios, existem algumas atitudes que podem facilitar a solução de problemas, as principais são:

Distanciamento: compreender o problema de um ponto de vista isento de envolvimento emocional, pois este envolvimento pode modificar seu significado, tornando muitas vezes um problema maior do que realmente é.
Compartilhamento: buscar discutir o problema com pessoas de sua confiança para obter um ponto de vista alternativo.
Equilíbrio: ponderar bastante sobre o problema e as possíveis soluções evitando tomar decisões precipitadas.
Este método de solução de problemas, bem como todas as ideias aqui apresentadas são conceitos simples de entender e aplicar. Em geral, este método cria uma sensação de leveza psicológica e um sentimento de que o problema não é tão grande quanto parecia à primeira vista. A partir daí, cada etapa que se for conseguindo realizar criará uma sensação de vitória, o que motivará a pessoa a continuar perseguindo o objetivo de resolver o problema em sua totalidade.

... Para Refletir ...


Quem falou que não pode?

Você já percebeu como nossa sociedade trata de forma diferente homens e mulheres?
O bebê mal acaba de nascer e já começa a maior pressão para ser de um jeito ou de outro. Por exemplo, quando nasce um menino já na porta do quarto da maternidade se pendura uma chuteira ; se for menina, geralmente, se coloca anjinhos ou ursinhos meiguinhos.
Quando cresce, o menino tem que ser brigão, não levar desaforo para casa, brincar de carrinho etc. A menina já tem todos os olhos sobre ela pressionando para que ela seja delicada, gentil, que não sente de perna aberta e a maioria dos presentes que ela ganha são bonecas, bichinhos de pelúcia e panelinhas.
E quando um menino bem pequenininho resolve brincar de boneca? É o maior auê ... Os pais ficam desesperados, o professor ou a professora já olha para o garoto com desconfiança, os/as amiguinhos/as caem matando.
E se uma menina dá uma surra em um menino ou resolve ser jogadora de futebol? Já começam a falar que ela é sapatão e que onde é que já se viu uma mulher querer ser igual a um homem?
Acontece que um dia, essas crianças crescem e aí começa a dar a maior crise.
A mulher vai trabalhar e exigem que ela seja ousada, que saiba impor as suas idéias, que saiba negociar etc. Só que a vida inteira ela aprendeu que isso era coisa de homem e que era muito feio mulher ficar discutindo.
E o homem que sempre aprendeu a ser durão e a não chorar, quando perde o emprego ou não consegue uma promoção, entra em desespero. E se no meio de uma transa ele não consegue uma ereção? O mundo vem abaixo e uma coisa que acontece com todo mundo vira um dramalhão mexicano. Também, pudera, como é que poderia ser diferente? Os homens sempre aprenderam que não podiam falhar nunca! ...
A conclusão é que essas características vêm sendo há séculos aprendidas, isto é, as pessoas que nascem com um determinado sexo vão sendo treinadas ao longo da vida para agir de uma forma ou de outra, de acordo com o que a sociedade espera delas. Assim, desde o nascimento, comportamentos esperados e aprovados para as mulheres começam a ser diferenciados dos que são esperados e aprovados para os homens através da cultura, da família, da escola, dos meios de comunicação, do trabalho, da igreja, etc.
Agora, já que essas diferenças não são biológicas, portanto imutáveis, elas poderão mudar, certo?
Por esta razão, os/as estudiosos/as chegaram a conclusão que em vez de falar de diferenças entre os sexos - que seriam os genitais -, era melhor falar em diferenças entre os gêneros - que diz respeito a essas diferenças culturais.
Bom, e daí?
Daí, qual é o problema se uma mulher for briguenta, gostar de futebol e quiser ser presidente da república? O mesmo serve para aquele cara que gosta de usar camisa cor de rosa, que é super educado, que gosta de ouvir música clássica e detesta futebol? Nenhum!!!!
Se acreditássemos que todas as pessoas tem o direito de ser como querem e se todo mundo respeitasse o jeito de ser de cada um, será que a humanidade não se entenderia melhor e seria bem mais feliz do que agora?
Pense nisso!


Autor: Comunicação em Sexualidade - ECOS

domingo, 11 de março de 2012

FIQUE ESPERTO!


PREFEITURAS TÊM 5696 VAGAS

Municípios do Rio recebem inscrições para oportunidades voltadas para todos 
os níveis de escolaridade


RIO DE JANEIRO - 100 vagas de PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
INSCRIÇÕES: de 13 a 22 de março site concursos.rio.rj.gov.br

DUQUE DE CAXIAS - 57 vagas de NÍVEIS FUNDAMENTAL, MÉDIO E ENSINO SUPERIOR
INSCRIÇÕES: www.domcintra.org.br

GUAPIMIRIM -  476 vagas + cadastros de reserva em cargos de NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
INSCRIÇÕES: até 29 de março site https://faibc-concursos.org.br

RESENDE - 29 vagas + cadastros de reserva para Câmara de Resende
INSCRIÇÕES: até 19 de março www.mouramelo.com.br

CAMPOS - 1.028 vagas em cargos de ENSINOS MÉDIO E SUPERIOR
INSCRIÇÕES: até 22 de março site www.cepuerj.uerj.br