Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fique Por Dentro ...


VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

INDIQUE!

A TV Globo abriu oportunidades para pessoas com deficiência no Programa Jovem Aprendiz. Indique jovens para fazer parte da história de sucesso da maior TV do Brasil!

Sobre o Programa

Seu objetivo é oferecer ao jovem uma introdução ao mercado de trabalho, possibilitando o aprendizado e a prática profissional. A principal preocupação é desenvolver cidadãos, encontrando novos talentos para formação de mão de obra futura qualificada.

- Como pré-requisito, o candidato deve possuir ensino médio em curso ou completo.

- As vagas abertas são para o curso de Assistente Administrativo (turma da manhã).

- A duração do projeto é de 2 anos (1 ano de aprendizagem teórica no Senai + 1 ano de prática profissional na TV Globo).

Inscrições (vagas limitadas)

Até o dia 21/10/2010 (quinta-feira), através do e-mail interno Vivian Tenuta, informando nome completo, idade e telefone para contato.

Mais informações através do telefone 2587-4844 ou pelo site www.redeglobo.com.br/bancodetalentos.


CENTRAL GLOBO DE PESQUISA
E RECURSOS HUMANOS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Anote aí ...


Pão de casca de abóbora

INGREDIENTES:
3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de casca de abóbora
¼ xícara (chá) de leite morno
1 e ½ colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
2 ovos
1 e ½ tablete de fermento biológico fresco
½ lata de leite condensado

MODO DE PREPARO:

Lave a casca da abóbora, pique e cozinhe em água até ficar macia. Bata no liquidificador, passe pela peneira e reserve;
Em uma tigela, misture o fermento fresco com o açúcar, junte o leite morno e acrescente uma xícara de chá de farinha de trigo. Misture bem, cubra e deixe crescer por 30 minutos;
Coloque os ovos, canela, a manteiga, o sal, a casca de abóbora, o leite condensado e a farinha de trigo e misture bem.

Enrole a massa, coloque na forma e deixe crescer por 30 minutos. Aqueça o forno em temperatura média;
Asse por 45 minutos ou até dourar.

*dica do pessoal do BANCO DE ALIMENTOS - colaborando para diminuir os efeitos da fome através do combate ao desperdício, permitindo que mais pessoas tenham acesso a alimentos básicos e de qualidade.


Atitude Sustentável ... avise a garotada!


Participam estudantes entre 6 e 15 anos e os vencedores ganham bolsa de estudos e computadores
Gisele Eberspächer

Doodle 4 Google é um projeto que incentiva a sustentabilidade e a educação para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos de idade, que frequentem o ensino fundamental. Cada participante deve costumizar a logo do Google (chamados de doodle) com o que esperam do Brasil do fututo.

Doodle 4 Google

Concurso já atingiu 300 mil estudantes em outros países.

Para garantir a sustentabilidade do evento, a equipe do Google vai plantar uma árvore para casa desenho enviado. O prazo é 4 de novembro.

Os vencedores (separados por faixa etária) terão seus desenhos exibidos na página inicial do Google Brasil e podem ganhar uma bolsa de estudos de R$30 mil, um computador e uma sala Google na sua escola.

A inciativa já teve ações em vários locais do mundo, atingindo cerca de 300 mil estudantes.

Detalhes da inscrição podem ser vistos no site do projeto Doodle 4 Google.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

falando de consumo ...

Alimentação adequada e saudável: uma questão de direito humano



frutasPor milhares de anos, comíamos principalmente alimentos frescos. A dieta era diversificada, com adequação aos biomas locais e à sazonalidade. Eram, então, características: a inexistência ou indisponibilidade de sal e açúcar; alto desempenho de atividade física; baixa disponibilidade de alimentos; apropriação gradativa e cumulativa de possibilidades alimentares ambientais locais; produção de alimentos pautada no autoconsumo; busca continuada e desenvolvimento de domínio sobre conhecimentos acerca de formas de obter e preparar alimentos; emprego de condimentos naturais como saborificadores, conservantes e curadores. Assim conformou-se o corpo deste que hoje denominamos ser humano, com reflexos no desenvolvimento de sua inteligência e matriz metabólica, inclusive.

Em apenas duzentos anos, operamos imensas mudanças nesse estilo de alimentação, intimamente relacionadas com o modelo de desenvolvimento que vem sendo adotado. Os resultados negativos são visíveis e mensuráveis em nossos corpos: daí a incidência de sobrepeso e obesidade como problemas de saúde pública; a prevalência de doenças não transmissíveis (dislipidemias, diabetes, hipertensão, doenças coronareanas, artrose etc), inclusive com destacada manifestação entre crianças; a predominância de deficiência de micronutrientes, destacando-se anemia e hipovitaminose A, assim como deficiência de cálcio. Ainda, a emergência de desvios de comportamento alimentar, como compulsão alimentar, anorexia nervosa e bulimia.

cozinha-de-festaÉ nesse quadro que se coloca, entre nós, o tema da alimentação adequada e saudável enquanto direito humano - conforme orienta tratado internacional para a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, assinado por 151 países, inclusive o Brasil.

E é nesse contexto que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea, instituiu um Grupo de Trabalho para, debatendo com diversos setores, produzir um conceito de Alimentação Adequada e Saudável.

"A alimentação adequada e saudável é a realização de um direito humano básico, com a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos, de acordo com o ciclo de vida e as necessidades alimentares especiais, pautada no referencial tradicional local. Deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação, prazer (sabor), às dimensões de gênero e etnia, e às formas de produção ambientalmente sustentáveis, livres de contaminantes físicos, químicos, biológicos e de organismos geneticamente modificados."

meninasEssa definição, proposta ao debate nas conferências de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e que consta do Relatório Final do Grupo de Trabalho do Consea, é clara ao extrapolar os atributos biológicos do alimento, propondo-se a avançar na direção dos preceitos sociais, políticos e ambientais, conjuntamente envolvidos na realização de uma alimentação sadia e sintonizada com bons hábitos alimentares, com a natureza e com os diferentes grupos sociais e seu direito ao prazer no ato de comer.

A construção deste modo de alimentar-se deverá se dar por meio de processos interativos, educativos e participativos, que dêem conta da inclusão dos indivíduos e coletividades, considerando suas diferenças (classe, gênero, etnia) como parte importante no processo.

Uma proposta inovadora nesse sentido deverá, então, necessariamente, ir além da proposição de uma alimentação que satisfaça às necessidades biológicas, superando a idéia de "ração adequada": há que oferecer sabor e valorizar costumes. Ainda, uma alimentação saudável, ambientalmente correta e socialmente justa, composta a partir de conhecimentos científicos e saberes práticos, deverá contemplar alguns preceitos fundamentais:

  • Diversidade: a alimentação é tão mais saudável se composta de diversos tipos de alimentos (predominantemente de origem vegetal, animal em menor escala); oferecer, numa mesma refeição, diversidade em cor, sabor e consistência; incorporar os hábitos alimentares regionais, pois eles têm fina sintonia com os recursos que a natureza local oferece e dialogam com a biologia dos corpos que vivem sob essas mesmas condições ambientais;

  • Aproveitamento integral: aproveitar ao máximo as potencialidades nutritivas dos alimentos, em todas as suas formas, pois desde as sementes até as cascas e raízes têm valores nutritivos que são complementares;

  • Praticidade: a alimentação deve ser adequada às condições tecnológicas das comunidades, bem como ao ritmo de vida das famílias;

  • Economia: os custos financeiros e ambientais devem ser minuciosamente refletidos, tanto sob o ponto de vista do poder aquisitivo dos sujeitos, quanto sob o ponto de vista dos recursos ambientais utilizados na produção, distribuição e preparo de alimentos, de modo a evitar-se ao máximo o desperdício e propiciar a sustentabilidade, do domicílio à sociedade;

  • Sanidade: a alimentação deve respeitar as necessidades nutricionais das comunidades e dos indivíduos, sendo completa em quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Deve ser livre de contaminação química, física, biológica e radioativa. Por precaução, não deve ser proveniente de organismos geneticamente modificados;

  • Acessibilidade: os alimentos utilizados, de melhor qualidade, devem estar disponíveis e serem de fácil obtenção, acessíveis às condições financeiras das populações mais pobres;

  • Cultura: a alimentação deve ser adequada aos costumes locais. Na maioria das vezes, há uma relação harmônica com o ambiente, sua oferta de alimentos e a cultura dos povos que ali interagem.

Para dar-se concretude a esta prática alimentar, promotora de saúde, é fundamental desenvolver ações públicas em duas direções, coletivas e individuais: *que garantam o acesso permanente ao alimento adequado e as condições necessárias para que a alimentação se realize; *que assegurem o acesso a informações e serviços qualificados, possibilitando aos indivíduos o exercício do auto-cuidado alimentar.

maos-e-graosEsta prática alimentar deve ter no ser humano a centralidade de seu objetivo, entendendo-o como sujeito de sua qualidade de vida.


* Regina da Silva Miranda é nutricionista e conselheira do CONSEA

fique AtENtO ...

"Emprego, sozinho, não reduz miséria"

Por Redação PNUD Brasil

Em mensagem para o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, Ban Ki-moon e Helen Clark destacam importância de trabalho decente.

Trabalho decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, e que garanta uma vida digna a todas as pessoas que vivem do trabalho e a suas famílias. Também pode ser entendido como emprego de qualidade, seguro e saudável, que respeite os direitos fundamentais do trabalho, garanta proteção social quando não pode ser exercido (desemprego, doença, acidentes, entre outros) e assegure uma renda para a aposentadoria. Também engloba o direito à representação e à participação no diálogo social. Trabalho decente diz respeito à dignidade humana.

Este conceito está embasado em quatro pilares:

a) respeito às normas internacionais do trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho (liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil e eliminação de todas as formas de discriminação);

b) promoção do emprego de qualidade;

c) extensão da proteção social;

e d) diálogo social.

Um elemento central e transversal do conceito de trabalho decente é a igualdade de oportunidades e de tratamento e o combate a todas as formas de discriminação — de gênero, raça/cor, etnia, idade, orientação sexual, contra pessoas com deficiência, vivendo com HIV e Aids etc.

A criação de empregos não é suficiente para combater a miséria, destacam as Nações Unidas no Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, celebrado no domingo (17 de outubro). Para promover o desenvolvimento humano, o trabalho tem de estar ligado a salários dignos, liberdade, segurança e equidade — é o que a ONU chama de trabalho decente. No entanto, cerca de 1,5 bilhão de pessoas (50,6% dos trabalhadores) exercem empregos considerados vulneráveis.

“O emprego pode oferecer um caminho sustentável para sair da pobreza, mas o emprego remunerado, por si só, frequentemente é insuficiente para atingir o desenvolvimento humano”, destacou a administradora internacional do PNUD, Helen Clark, em mensagem para o dia internacional. Já o trabalho decente “reduz a vulnerabilidade à pobreza, a mortalidade, a fome e as enfermidades”, afirmou. É, portanto, “essencial para impulsionar o desenvolvimento humano e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. Esse é justamente o ponto principal de um relatório divulgado no Brasil em 2008 pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e pelo PNUD.

As estimativas do Banco Mundial são de que 2,6 bilhões de pessoas vivem com menos de US$ 2 por dia (em dólares calculados pela paridade do poder de compra, que leva em conta a variação de custo de vida entre os países). Mais da metade (1,4 bilhão) tem emprego — e, portanto, não recebe renda suficiente para ficar acima da linha de pobreza.

Para que o trabalho seja uma porta de saída para a miséria, é necessário investir em políticas econômicas e sociais que estimulem a criação de vagas, promovam condições dignas para o exercício profissional e fortaleçam os sistemas de proteção social, recomendou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também em mensagem para o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. “Acesso a educação, saúde pública e capacitação também é essencial”, frisou.

Tanto Ban quanto Helen Clark salientam que é importante dar atenção especial aos jovens — o risco de eles ficarem desempregados é três vezes maior do que entre os adultos, segundo dados citados pelo secretário-geral. “Uma das melhores maneiras para os jovens terem esperança no futuro é por meio de um emprego decente”, afirmou Ban. “Um trabalho decente para os jovens, que atualmente padecem uma taxa recorde de desemprego,é fundamental não apenas para conseguir um crescimento sustentável, mas também para assegurar a estabilidade social”, disse a administradora do PNUD.


(Envolverde/PNUD Brasil)

domingo, 17 de outubro de 2010

CiDaDaNia ...


ONU comemora Dia Mundial da Lavagem de Mãos

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Cerca de 200 milhões de alunos, pais, professores, celebridades e membros de governo marcam a data; mais de 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos de doenças associadas à falta do hábito.

As Nações Unidas celebram neste 15 de outubro o Dia Mundial da Lavagem de Mãos. Sob o tema "Mais que Somente um Dia", a data pretende chamar a atenção para a importância do hábito no combate a doenças fatais.

De acordo com a OMS, 250 mil crianças morrem todos os anos de diarreia, e 3,5 milhões e meio perdem a vida, antes dos cinco anos de idade, para outras doenças que poderiam ser evitadas.

Gripe A


Lavar as mãos com sabão é uma das formas mais eficazes de se prevenir a diarreia. Uma outra maneira de limpar as mãos é através do álcool gel, que passou a ser usado ainda mais pela população após o pandemia de gripe A.

O infectologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Renato Grinbaum, falou à Rádio ONU, de São Paulo, sobre a eficácia do método.

"Ele é profundamente eficaz, tanto quanto a água e sabão. Só há uma exceção: quando a mão está com sujeira ou gordura evidente, o álcool tem uma ação prejudicada. Nas outras situações, o álcool, comparado com o sabão, tem a mesma eficácia. Por exemplo: a pessoa, no metrô ou no ônibus, encostou em algo contaminado e depois vai se alimentar. Se não há uma pia, esse pequeno dispensador com álcool que ela leva consigo facilita muito o acesso à higienização das mãos e aumenta a frequência da lavagem das mãos", explicou.

O Dia Mundial da Lavagem de Mãos está sendo comemorado em 80 países. Em Angola, por exemplo, 5 milhões de mensagens de texto serão enviadas numa campanha gratuita de informação.

(Envolverde/Rádio ONU)