Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CoMPaRtiLhAnDO ...


Arquiteto brasileiro cria moradia ambientalmente correta para situações de emergência

ECObitat - Paredes modulares; sistema de telhado verde e de reuso de água; uso de energias renováveis (eólica e solar) e as estruturas feitas de materiais reciclados garantem a sustentabilidade na construção.

O arquitero brasileiro, Felipe Campolina, natural de Belo Horizonte, criou uma estrutura chamada de ECObitat, feita dentro dos padrões ambientalmente corretos e destinadas a moradias de emergência
ou de catástrofes.
A pequena casa tem uma estrutura modular que permite fácil transporte e adaptação para terrenos irregulares. Além disso, outras unidade pré-fabricadas podem ser progressivamente instaladas à unidade base, a fim de expandir toda a unidade de forma eficaz.
Feitas de “materiais de prateleira”, a casa de um quarto pode ser construída facilmente e entregue onde ela for necessária. Paredes modulares; sistema de telhado verde e de reuso de água; uso de energias renováveis (eólica e solar) e as estruturas feitas de materiais reciclados garantem a sustentabilidade na construção.
O sistema modular resultante tem dimensões de 2,44 m x 3,10 m x 12,20 m - aproximadamente do tamanho de um container padrão. O quarto fica em uma extremidade, o banheiro fica no meio e as áreas de cozinha e de convivência são instaladas no outro extremo.
Longas fendas verticais feitas na parede verde funcionam como janelas e as duas extremidades dobram para baixo como uma ponte para proporcionar espaço adicional de vida ao ar livre. O sistema inteiro possui “pernas telescópicas” que asseguram uma boa adaptação do módulo em qualquer tipo de topografia sem a necessidade de nivelar uma superfície plana.
Um telhado metálico sustentam uma série de painéis solares, bem como uma turbina eólica de pequena escala, que produz energia suficiente para a pequena casa. Caixas de plantas modulares são montadas no exterior e são plantadas com vegetação, o que proporciona maior isolamento. Dependendo dos tipos de plantas usadas, as paredes do pré-fabricado poderiam
até mesmo produzir alimentos. Cada sistema modular pode ser entregue em um caminhão padrão para uma fácil implantação.
O uso responsável de materiais recicláveis e materiais industriais resultam em uma entrega rápida e imediata dos módulos.
O projeto trata-se de um sistema construtivo que aborda ao mesmo tempo, questões ecológicas, propondo espaços ambientalmente sustentáveis, e questões sociais, por meio de módulos capazes de propor o uso em habitação de emergência e socorro.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Venha (re) conhecer ...

A Busca do Animal de Poder nas Jornadas Xamânicas
- quartas-feiras, de 9h às 12h -

A ligação entre homem e animal está registrada em todas as antigas religiões. Na Índia, Ganesha é representado com cabeça de um elefante. Thot, no Egito, tem cabeça de falcão. Na mitologia grega e entre fenícios, maias, astecas, incas, siberianos, africanos, índios norte-americanos e brasileiros; e também no taoísmo e cristianismo, os animais são representados como símbolos de força e poder espiritual.
No xamanismo, despertamos os animais de poder que estão presentes em cada um de nós. Esses animais têm vários nomes: animal guardião, animal aliado, espírito protetor, nagual, aliado totem, espírito animal. Não importa o nome que você queira dar a esta força, ela está presente em seu ser desde antes mesmo do seu nascimento. Isso mesmo! E, você, provavelmente, nem sabe que esse poder animal é quem lhe dá força, protege, ensina e com ela é possível transpor dificuldades e crescer espiritualmente. Esta é uma força bruta, alimentada pelo Criador.
Nos atendimentos realizados por nosso grupo na Casa de Padre Pio, é comum o questionamento sobre como reconhecer esse animal pessoal. Pois bem, basta se entregar à Jornada da Busca do seu Animal de Poder. Conhecendo e fazendo contato direto com ele, certamente a sua vida terá uma nova cor e sabor!
O trabalho do grupo de Xamanismo é justamente essa descoberta, do seu Animal de Poder; e é realizado em três atendimentos individuais.
Uma dupla treinada pela Mulher Medicina Athamis Bárbara (iniciada nas tradições Ojibaway do Canadá e mestiça brasileira) recebe cada pessoa em três atendimentos.
No primeiro, um dos atendentes faz a jornada xamânica em busca do animal do consulente. As informações trazidas nestas jornadas são relatadas ao consulente e ambos conversam sobre o assunto, além do consulente ser orientado a estudar esse animal em todos os sentidos (psicológico, físico, ecológico e o que mais orientar o consulente).
No segundo atendimento, já de posse e tendo estudado sobre esse animal, é realizada uma jornada dirigida, ou de forma livre, para que o consulente tenha a oportunidade de vivenciar visualmente a jornada do primeiro encontro.
Finalizando o atendimento no terceiro encontro, é confeccionado um escudo do poder, vivência de arteterapia, onde cada participante traz fotos, figuras e elementos que sejam importantes para confecção desse escudo (uma mandala) que servirá para RELEMBRAR que seu animal de poder está presente em sua vida, além trazer insights sobre como melhor usar esse poder, agora consciente, ajudando em sua jornada evolutiva e seu crescimento pessoal!
Aho! (que assim seja)
Hauss Hauss (obrigado, na tradição Huni Kuin, do Acre)
Migwetch (obrigada, na tradição Ojibway)