Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CoMpARtilhE ...

Plásticos que se dissolvem no mar atuam a favor do meio ambiente


4630

Foto: Mink/Flickr

O PET, de garrafas de refrigerante, leva 200 anos para se dissolver na natureza

A prática de tornar os produtos amistosos ecologicamente, cada vez mais comum, é conseqüência da consciência ecológica dos consumidores. Isso vira motivo de pressão para que a indústria adote produtos menos agressivos ao ambiente. E um dos maiores poluidores é o plástico.

Alguns tipos de plásticos, como o PET, de garrafas de refrigerante, levam 200 anos para se dissolver na natureza. E eles são dos mais descartados incorretamente. Uma parte vai para lixões. Outra parte, para córregos, daí aos rios até chegarem aos oceanos. Há verdadeiras ‘ilhas’ de lixo plástico nos mares.

Atualmente, uma família urbana média no Brasil, com quatro pessoas, gera 2 toneladas de lixo por ano -- 12%, ou 240kg, são plásticos.

Para enfrentar o problema, cientistas americanos desenvolveram o chamado plástico oxi-biodegrádavel d2w. Ele se decompõe rapidamente na natureza e, após sua degradação, gera pequena quantidade de CO2 e biomassa. Ele pode ser degradado em água salgada. Desta forma, é possível reduzir a poluição do plástico no mar e evitar a contaminação e a morte de aves, peixes e animais.

Segundo esses cientistas, o processo de hidrólise (reação química de quebra de uma molécula por água) ocorre em apenas 20 dias e faz com que o plástico se decomponha em produtos que não prejudicam o meio ambiente. Tendência mundial que mostra como a tecnologia e os produtos ecorresponsáveis são eficientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário