Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Fique Por Dentro ...

Microondas faz mal a saúde


microondas saude

Apesar de trazer mais praticidade e agilidade para o nosso dia a dia, o aparelho de microondas pode diminuir a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos. Além disso, se não forem tomados os devidos cuidados, problemas como vazamento e até explosões podem acontecer. Mas, ainda assim, nenhuma pesquisa contra indica a utilização do microondas de forma moderada, pois em excesso alguns danos à saúde podem ser identificados.

As ondas liberadas no aparelho de microondas são do tipo eletromagnéticas e ficam concentradas no forno quando ele está funcionando e, com as portas fechadas, o aquecimento promove uma agitação das moléculas presentes no alimento, realizando seu cozimento de modo mais rápido.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os alimentos preparados em fornos de microondas não causam nenhum mal à saúde. Entretanto, quando o alimento é esquentado várias vezes, acaba perdendo uma parte significativa dos seus nutrientes, com a utilização do microondas esse efeito é potencializado.

Além disso, alguns materiais não podem ser levados ao microondas, como é o caso de recipientes de alumínio ou aço, pois podem refletir as ondas e causar explosões. Os mais indicados são: plásticos rígidos, refratários e outros recipientes de vidro ou porcelana.

Devido a recomendações expressas do Inmetro, os recipientes devem informar na embalagem se podem ou não ser levado ao forno microondas. A dica é nunca utilizar embalagens plásticas de margarina, queijo, iogurte, pois como elas são derivados de petróleo não resistem à elevada temperatura do alimento, derretendo ou exalando odores e substancias tóxicas com o aquecimento.

Outra orientação é cozinhar os alimentos no fogão e esquentar, se for preciso, no máximo uma vez no microondas. Assim, você evitará a perda total dos nutrientes contidos na refeição, ao mesmo tempo em que aproveita as vantagens do forno microondas, de forma moderada, que não é prejudicial a saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário