quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
sábado, 10 de dezembro de 2011
Vale para todos ...
Art. 1 -
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade
e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir
uns para com os outros em espírito de fraternidade.
(Declaração dos Direitos Humanos)
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Escolas de samba recrutam ...
... trabalhadores temporários!
Aderecistas, costureiras, chapeleiros, artesões e escultores
podem deixar currículos nos barracões
ONDE PROCURAR
UNIÃO DA ILHA
A partir de 10/12, a escola receberá currículos de artistas plásticos, costureiras, aderecistas, artesões, escultores e profissionais de iluminação, todos com experiência nas funções.
Barracão da Escola:
Cidade do Samba - na Gamboa
horário comercial com chances de efetivação.
UNIDOS DA TIJUCA
Tem 20 oportunidades para aderecistas.
Deixar currículo no barracão da escola, de 2° a 6°, horário comercial
RENASCER
Contratando 20 profissionais na área de chapelaria, adereço e costura.
Barracão da Escola:
Cidade do Samba - na Gamboa
currículos a partir da 2° semana de dezembro, não há chance de efetivação.
SALGUEIRO
Aderecistas e forradores com experiência
Barracão da Escola:
currículos na Cidade do Samba em horário comercial (temporários)
BEIJA-FLOR
Artesão e costureiras com experiência (temporários)
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Escritura Pacificada
ONGs e estado atuam para legalizar moradias
em comunidades no Rio.
DIREITO À CASA PRÓPRIA
Projeto no Cantagalo é referência
Instituto Atlântico - organização sem fins lucrativos, em parceria com o governo do estado - ajuda 44 moradores a conseguir títulos definitivos e suas propriedades já foram regularizadas.
O Projeto Cantagalo teve início em 2009 a fim de mobilizar e capacitar os moradores a executar todos os passos para obtenção do título definitivo.
O processo incluiu contato com a associação de moradores, levantamento dos lotes e cadastramento da população.
O suporte financeiro foi do Instituto Gerdau e assessoria de advogados com ações de usucapião para doação dos terrenos pelo estado. Pois até 2009, o governo não podia doar bens públicos a particulares.
Após inscrever o título de propriedade no Registro Geral de Imóveis o morador deve regularizar a construção e registrar o Habite-se.
Segundo a Associação de Moradores, essa etapa ainda é um problema. Pois há muitas casa construídas fora do padrão permitido.
O Instituto Atlântico assinala que não é um projeto assistencialista, mas, sim, um piloto, que pode ser adaptado para outras comunidades.
A caminho da legalização
Estado regulariza propriedades em 800 comunidades
FIQUE POR DENTRO
CRITÉRIOS - Para legalizar a propriedade por meio do trabalho socioeconômico do Iterj, o morador:
- não pode ser proprietário de mais de um imóvel, tem que residir no imóvel que deseja legalizar, deve ter renda de, no máximo, 5 salários mínimos.
O beneficiário da titulação não pode alugar o imóvel.
ÁREAS PROIBIDAS - A regularização fundiária não pode ser feita em imóveis localizados em áreas de risco ou de proteção ambiental. Nesse caso, caminhos comuns são a remoção ou o reassentamento das famílias, sob responsabilidade das prefeituras.
AÇÃO COLETIVA - O pedido de regularização ao Iterj deve ser feito pela associação de moradores local. Se ela não for legalizada, a solicitação pode ser feita por uma comissão de moradores, que será regularizada pela Defensoria.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
sábado, 19 de novembro de 2011
CoMParTiLhAnDo ...
PUC-RIO OFERECE ATENDIMENTO MÉDICO GRATUITO À POPULAÇÃO
Especialistas da Escola Médica da PUC oferecerão atendimento gratuito à população a partir de segunda-feira, na sede da universidade, na Gávea, dentro da VII Semana de Saúde PUC-Rio.
A programação inclui também palestras sobre temas variados.
O atendimento será em dois turnos, das 8h30m às 12h30m e das 12h30m às 16h, exceto na segunda-feira, quando só haverá consultas à tarde.
Não é preciso fazer agendamento: basta comparecer ao campus da universidade a partir das 8h30m.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Atenção para esse programa ...
ESTADO CADASTRA PARA 6.735 VAGAS EM CURSOS GRATUITOS
Por meio do PRONATEC, são oferecidas 67 formações profissionais. ATENÇÃO: Inscrições terminam na sexta-feira!
Entre eles:
- cuidador de idosos, - camareira, - porteiro, - recepcionista, - vitrinista, - operador de computador, - jardinagem, - eletricista de automóvel, - soldador, etc.
Aulas iniciando em 5 de dezembro, durando de 160 a 400 horas.
Inscrição pelo site http://aplicacoes.educação.rj.gov.br/pronatec/
Indicando o município, a instituição e o curso pretendido.
A classificação será feita com base na média do 3° bimestre do Saerjinho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Como desempate serão usados os seguintes aspectos:
- melhor desempenho em Língua Portuguesa,
- melhor desempenho em Matemática,
- maior idade.
Para Belfort Roxo, Japeri e São Gonçalo, o primeiro critério será a participação no Programa
Renda Melhor Jovem. Os demais serão os mesmos.
BOA SORTE!
Pensamentos e Sonhos sobre o Brasil
14/11/2011
por Leonardo Boff
1. O povo brasileiro se habituou a “enfrentar a vida” e a conseguir tudo “na luta”, quer dizer, superando dificuldades e com muito trabalho. Por que não iria “enfrentar” também o derradeiro desafio de fazer as mudanças necessárias, para criar relações mais igualitárias e acabar com a corrupção?
2. O povo brasileiro ainda não acabou de nascer. O que herdamos foi a Empresa-Brasil com uma elite escravagista e uma massa de destituídos. Mas do seio desta massa, nasceram lideranças e movimentos sociais com consciência e organização. Seu sonho? Reinventar o Brasil. O processo começou a partir de baixo e não há mais como detê-lo.
3. Apesar da pobreza e da marginalização, os pobres sabiamente inventaram caminhos de sobrevivência. Para superar esta anti-realidade, o Estado e os políticos precisam escutar e valorizar o que o povo já sabe e inventou. Só então teremos superado a divisão elites-povo e seremos uma nação una e complexa.
4. O brasileiro tem um compromisso com a esperança. É a última que morre. Por isso, tem a certeza de que Deus escreve direito por linhas tortas. A esperança é o segredo de seu otimismo, que lhe permite relativizar os dramas, dançar seu carnaval, torcer por seu time de futebol e manter acesa a utopia de que a vida é bela e que amanhã pode ser melhor.
5. O medo é inerente à vida porque “viver é perigoso” e sempre comporta riscos. Estes nos obrigam a mudar e reforçam a esperança. O que o povo mais quer, não as elites, é mudar para que a felicidade e o amor não sejam tão difíceis.
6. O oposto ao medo não é a coragem. É a fé de que as coisas podem ser diferentes e que, organizados, podemos avançar. O Brasil mostrou que não é apenas bom no carnaval e no futebol. Mas também bom na agricultura, na arquitetura, na música e na sua inesgotável alegria de viver.
7. O povo brasileiro é religioso e místico. Mais que pensar em Deus, ele sente Deus em seu cotidiano que se revela nas expressões: “graças a Deus”, “Deus lhe pague”, “fique com Deus”. Deus para ele não é um problema, mas a solução de seus problemas. Sente-se amparado por santos e santas e por bons espíritos e orixás que ancoram sua vida no meio do sofrimento.
8. Uma das características da cultura brasileira é a alegria e o sentido de humor, que ajudam aliviar as contradições sociais. Essa alegria nasce da convicção de que a vida vale mais do que qualquer coisa. Por isso deve ser celebrada com festa e diante do fracasso, manter o humor. O efeito é a leveza e o entusiasmo que tantos admiram em nós.
9. Há um casamento que ainda não foi feito no Brasil: entre o saber acadêmico e o saber popular. O saber popular nasce da experiência sofrida, dos mil jeitos de sobreviver com poucos recursos. O saber acadêmico nasce do estudo, bebendo de muitas fontes. Quando esses dois saberes se unirem, seremos invencíveis.
10. O cuidado pertence à essência de toda a vida. Sem o cuidado ela adoece e morre. Com cuidado, é protegida e dura mais. O desafio hoje é entender a política como cuidado do Brasil, de sua gente, da natureza, da educação, da saúde, da justiça. Esse cuidado é a prova de que amamos o nosso pais.
11.Uma das marcas do povo brasileiro é sua capacidade de se relacionar com todo mundo, de somar, juntar, sincretizar e sintetizar. Por isso, ele não é intolerante nem dogmático. Gosta e acolhe bem os estrangeiros. Ora, esses valores são fundamentais para uma globalização de rosto humano. Estamos mostrando que ela é possível e a estamos construindo.
12. O Brasil é a maior nação neolatina do mundo. Temos tudo para sermos também a maior civilização dos trópicos, não imperial, mas solidária com todas as nações, porque incorporou em si representantes de 60 povos que para aqui vieram. Nosso desafio é mostrar que o Brasil pode ser, de fato, um pedaço do paraíso que não se perdeu.
Leonardo Boff é autor de: Depois de 500 anos:que Brasil queremos,Vozes 2000.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
CoMParTiLhanDo
PORTAS ABERTAS PARA A FACULDADE
Carreiras + procuradas:
MEDICINA, DIREITO, ENGENHARIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL, PSICOLOGIA, ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
AS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO - na AMÉRICA LATINA, a melhor pública do RJ é a UFRJ (19°), em seguida aparecem UERJ (55°), UFF (72°) e UENF (88°).
UFRJ: Chefs em alta
UFF: passou a oferecer - Antropologia, Artes, Cinema e Audiovisual (licenciatura) e Sociologia - Niterói; Informática (licenciatura) Santo Antônio de Pádua.
RURAL: novos cursos - História, Ciências Sociais, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Belas Artes, Geografia e Direito.
UERJ: Desenho Industrial e Engenharia de Produção e também Turismo.
UEZO: Engenharia Naval.
UNIRIO: Ciências Ambientais, Biblioteconomia e Arquivologia, Filosofia, Engenharia de Produção, Letras, Serviço Social, Matemática e Ciência da Natureza.
UENF: Engenharia de Petróleo e Veterinária.
sábado, 29 de outubro de 2011
UM RIO CADA VEZ + QUALIFICADO
NO SENAI E NAS SUAS UNIDADES
BOM PARA O PATRÃO E EMPREGADO
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: 593 VAGAS. Faça sua escolha!
ALIMENTOS E BEBIDAS -
ANGRA, BARRA MANSA, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA,NITERÓI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RESENDE, RIO DE JANEIRO, TRÊS RIOS, VALENÇA, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
AUTOMOTIVO -
ANGRA, BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, CAMPOS, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA, MACAÉ, MENDES, NITERÓI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RESENDE, RIO DE JANEIRO, SANTO ANTONIO DE PÁDUA, SÃO GONÇALO, VOLTA REDONDA.
CONSTRUÇÃO -
ANGRA, BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, CAMPOS, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA, MACAÉ, MENDES, NITERÓI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RESENDE, RIO DE JANEIRO, SANTO ANTONIO DE PÁDUA, TRÊS RIOS, VALENÇA, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
ENERGIA -
CAMPOS, PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, SÃO GONÇALO.
GRÁFICA -
VOLTA REDONDA. BARRA MANSA, CAMPOS, ITAPERUNA, MENDES, NITERÓI, PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
LOGÍSTICA -
BARRA MANSA, MACAÉ, NOVA FRIBURGO, RIO DE JANEIRO.
MADEIRA E IMÓVEL -
ANGRA, DUQUE DE CAXIAS, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO.
MEIO AMBIENTE -
BARRA MANSA, NOVA FRIBURGO, RIO DE JANEIRO, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
METALMECÂNICA -
ANGRA, BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, CAMPOS, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA, MACAÉ, MENDES, NITERÓI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RESENDE, RIO DE JANEIRO, SANTO ANTONIO DE PÁDUA, TRÊS RIOS, VALENÇA, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
MINERAÇÃO -
TRÊS RIOS.
PETRÓLEO E GÁS -
CAMPOS, MACAÉ, NITERÓI, RIO DE JANEIRO.
POLÍMEROS -
NOVA FRIBURGO, RIO DE JANEIRO, SÃO GONÇALO.
QUÍMICA -
NOVA IGUAÇU, RIO DE JANEIRO.
REFRIGERAÇÃO -
ANGRA, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA, NITERÓI, NOVA IGUAÇU, RIO DE JANEIRO.
SEGURANÇA DO TRABALHO -
ANGRA, BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, CAMPOS, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA, MACAÉ, MENDES, NITERÓI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RESENDE, RIO DE JANEIRO, SANTO ANTONIO DE PÁDUA, TRÊS RIOS, VALENÇA, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO -
ANGRA, BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, CAMPOS, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA, MACAÉ, MENDES, NITERÓI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RESENDE, RIO DE JANEIRO, SANTO ANTONIO DE PÁDUA, TRÊS RIOS, VALENÇA, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
TELECOMUNICAÇÕES -
ANGRA, DUQUE DE CAXIAS, ITAPERUNA, MACAÉ, MENDES, NITERÓI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUAÇU, PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, SÃO GONÇALO, VOLTA REDONDA.
TÊXTIL E VESTUÁRIO -
BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, CAMPOS, ITAPERUNA, MENDES, NITERÓI, NOVA FRIBURGO, PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, SANTO ANTONIO DE PÁDUA, TRÊS RIOS, VALENÇA, VASSOURAS, VOLTA REDONDA.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
CoMPaRTiLhanDo
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a vítimas de catástrofe, conflito, epidemias e fome sem discriminação de raça, credo ou afiliação política. É também função de MSF sensibilizar o público sobre as crises humanitárias e a situação de sofrimento humano que seus profissionais testemunham. Médicos Sem Fronteiras mantém projetos de saúde em mais de 60 países do mundo e tem escritórios em 22 países, incluindo o Brasil.
O escritório de Médicos Sem Fronteiras no Brasil, baseado no Rio de Janeiro, desenvolve atividades de captação de recursos e recrutamento de profissionais para os projetos da organização ao redor do mundo. Além disso, MSF Brasil realiza ações de comunicação para sensibilizar o público brasileiro para as crises humanitárias em que atua,por meio de ferramentas como imprensa, web e eventos.
O assessor de Web e Novas Mídias é responsável pela presença de Médicos Sem Fronteiras na web, incluindo o site institucional da organização e as redes sociais. Ele(a) desenvolve e implementa estratégias para incrementar o site institucional da organização, aumentar a o tráfego e reforçar a presença de MSF em redes sociais. É responsavel também pelas ações de captação de recursos on-line (aquisição de novos doadores e relacionamento com doadores atuais). Integra a equipe de comunicação e se reporta à Coordenadora de Comunicação, mas interage com outras equipes, principalmente a de captação de recursos. Trabalha com o suporte de uma agência externa e integra a rede internacional de webmasters de MSF.
• Participa do desenvolvimento da estratégia e do planejamento das ações de comunicação e captação de recursos online;
• Mantém atualizado o site de MSF Brasil, adaptando e produzindo conteúdo referente as ações de Médicos Sem Fronteiras.
• Desenvolve e implementa estratégias para aumentar o tráfego, incluindo estratégias de SEO e campanhas de Google Adwords;
• Gerencia base de emails e desenvolve ações de email marketing ;
• Monitora o resultado de todas as ações relacionadas à web, produzindo relatórios analíticos periódicos;
• É responsável pela presença de MSF em redes sociais, monitorando interação e respondendo a dúvidas do público;
• Contribui para o processo de inovação da captação de recursos, sugerindo o uso de novas mídias e novas ações online;
• Lidera o processo de desenvolvimento e atualização das ferramentas de captação de recursos on-line, trabalhando com agências externas (hotsites, área do doador, emailmkt etc );
• É responsável pelo desenvolvimento, atualização e pleno funcionamento dos formulários de doação online, incluindo sua parte administrativa e mecanismos de segurança.• Formação em Comunicação Social ou Marketing;
• Experiência em gerenciamento de sites;
• Conhecimento e experiência em redes sociais;
• Conhecimento em Photoshop e Dreamweaver;
• Conhecimento básico em edição de áudio e vídeo;
• Inglês fluente;• Comprometimento com os Princípios de MSF;
• Visão estratégica;• Flexibilidade;
• Capacidade de iniciativa e inovação;
• Planejamento e organização;
• Facilidade de trabalhar em equipe;
Tipo de contrato: CLT - 8 horas/dia.
Benefícios: vale alimentação, plano de saúde e seguro de vida
Local: Centro - Rio de Janeiro
Os interessados devem enviar CV acompanhado de Carta de Motivação até o dia 09 de outubro para o email: vaga.msfbrasil@msf.org.br com o assunto “Assessor de Web e Novas Mídias”.
Atenção: Somente candidatos escolhidos para a 2ª fase de seleção serão contatados.
Assinar:
Postagens (Atom)