Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

Fique Por Dentro ...



Cartilha ensina pais a proteger crianças contra pedofilia

O Instituto WCF-Brasil (braço brasileiro da World Childhood Foundation) lançou a cartilha Navegar com Segurança. Protegendo seus filhos da pedofilia e da pornografia infanto-juvenil na internet. Com uma linguagem didática, a cartilha (disponível na Internet no endereço www.wcf.org.br) conscientiza pais e educadores com dicas e soluções para evitar que crianças e jovens fiquem à mercê dos criminosos na internet. Essa iniciativa é realizada em parceria com o sistema Fiesp, o Sesi e o Senai, e com apoio da ONG Safernet de combate aos crimes contra os direitos humanos na rede.


WCF

“A cartilha mostra desde explicações básicas sobre como funciona a internet até como instalar filtros para evitar que os filhos acessem conteúdo impróprio”, conta Ana Maria Drummond, diretora executiva da WCF-Brasil. A idéia, segundo ela, é auxiliar os pais a conversarem com os filhos sobre os riscos da pedofilia na internet e diminuir a distância cultural com a nova geração, que já nasce conectada. "A internet não é o vilão da história (...). A questão é navegar com segurança", observa.

Inicialmente foram impressos 430 mil exemplares da cartilha, sendo que 300 mil foram distribuídos entre escolas da rede Sesi-Senai, em São Paulo, onde os diretores também têm a função de multiplicar a distribuição entre escolas públicas do País. Os 130 mil exemplares restantes desta tiragem inicial serão distribuídos no Shopping Higienópolis, na capital Paulista. As salas de cinema do shopping exibem uma campanha de conscientização que mostra um chat em um Comunicador Instantâneo entre o que seriam supostamente duas crianças, até que uma delas fala de um brinquedo antigo, que já está fora de moda. E aí vem a mensagem:

"Só adulto identifica um pedófilo. Pais, saibam o que seus filhos andam vendo na internet."

As pesquisas mostram que os criminosos atuam principalmente em comunidades de relacionamento (como o Orkut), salas de bate-papo e programas de mensagens instantâneas. O volume de novas páginas de pedofilia no Orkut mais do que dobrou no 2º trimestre, em relação a 2006.

Mais orientações para pais sobre como agir podem ser encontradas em outro site: o HackerTeen, projeto educacional para adolescentes de 14 a 19 anos que utiliza metodologia inovadora como desafios, jogos, RPG, Linux e desenhos mangas. Os próprios jovens desse projeto elaboraram um Guia
que explica quais as atitudes de pedófilos na internet e como proteger as suas informações pessoais. Nele constam regras extraídas da Associação dos Provedores de Acesso Canadense (CAIP).

Fonte: artigo de Daniela Braun no site idgnow

ou acesse
www.amazonasconvention.com.br/images/pedofilia.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário