Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

Semana Mundial do Brincar, sabia disso?



Publicado por: Fernanda Ribeiro - Gestora Comunidade Virtual Território Escola em: 20/04/2010


Pega-pega, Barra Manteiga, Pirulito que bate-bate, Cantigas de roda.... quem já não brincou com uma dessas brincadeiras? Ou com muitas outras de corda, com brinquedos?



Pois é, mas muitas crianças estão sendo privadas de viver sua essência mais genuína, por vários motivos, entre eles o trabalho infantil, ou o excesso de atividades e de estímulos do mundo adulto.

Para resgatar e incentivar a brincadeira na infância e trazer a reflexão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil foi criada, pela Unesco, a Semana Mundial do Brincar.

Comemorada sempre no último final de semana de maio, a semana do Brincar é um convite para todos se juntarem e se mobilizarem sobre os seguintes princípios, apontados pela OMEP (Organização Mundial de Educação Pré-Escolar):

· brincar para todospermitir juntar pessoas de idades e culturas diferentes.
· brincar sob todas as formaspromover o brincar sob todas suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, de regras, tradicionais.
·
brincar em toda partefavorecer a prática do brincar em espaços públicos e privados, como instituições, escolas, na rua e na família.
·
reconhecer o brincar como: atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; instrumento de aprendizagemde transmissão dos saberes e de educação para todos; expressão cultural; criador de vínculos sociais e de comunicação; ocupação de lazer e fonte de prazer.
·
gratuidade para brincarparticipação gratuita para todos.

Engajados pelos direitos da infância, acreditando que elas devem ter tempo de ser crianças e de brincar, meio pela qual elas se expressam, se comunicam, se descobrem e descobrem o mundo conidamos a todos ...
Vamos brincar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário