Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CiDaDaNia ...


Exame para certificação para jovens e adultos volta

a ser aplicado neste ano

O Globo, com informações do Observatório da Educação

RIO - Cancelado em 2009, o Encceja deve ser aplicado em outubro de 2010, de acordo com informações do Inep; em São Paulo, quase 100 mil pessoas deixaram de prestar o exame no ano passado. Após um ano sem o Encceja, exame que certifica o ensino fundamental de jovens e adultos em âmbito nacional, o Inep (órgão do MEC responsável pela aplicação da prova) anuncia que já tem o cronograma para a aplicação ainda neste ano.

As inscrições começam no dia 13 de setembro e vão até o dia 26 do mesmo mês. Pessoas privadas de liberdade devem se inscrever entre 27 de setembro e 10 de outubro. A data da prova está prevista para 12 de outubro para todos os candidatos, inclusive em presídios e casas de detenção provisória.

A portaria que estabelece as diretrizes da prova e o edital que anuncia as inscrições para pessoas privadas de liberdade ainda não foram publicadas, mas o Inep afirma que isso ocorrerá em breve.

No ano passado, o exame foi adiado e depois cancelado. Com isso, jovens e adultos de todo o país foram impedidos de tentar tirar o diploma de conclusão do ensino fundamental.

O cancelamento afetou ainda mais as pessoas presas, que em geral não têm acesso a cursos de EJA dentro de penitenciárias e centros de detenção provisória. Para a certificação do ensino médio, os detentos podem fazer o Enem; mas, para o ensino fundamental, a única forma de se conseguir o diploma é por meio de provas como o Encceja.

Segundo o Inep, as pessoas inscritas no Encceja 2009, ano em que a prova foi cancelada, terão que atualizar as informações no site do exame (www.encceja.inep.gov.br). A inscrição será totalmente on-line para todos os candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário