Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

fique LiGaDo ...

Calendário Básico de Vacinação da Criança


A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra diversas doenças como a poliomielite (paralisia infantil), hepatite, tuberculose, rubéola, febre amarela e muitas outras.

Vacinar uma criança é dar a ela proteção e imunidade por muitos anos da sua vida, evitando que doenças contagiosas se aproveitem do seu organismo ainda indefeso. Para organizar e controlar as doses de vacinas que deverão ser tomadas regularmente por todas as crianças, o Ministério da Saúde criou o Calendário Básico de Vacinação da Criança que estabelece uma lista de vacinas relacionadas a idade da criança.

Vacinas que crianças devem tomar

De acordo com o calendário de vacinação infantil, toda criança ao nascer deve receber a primeira dose da vacina contra a Hepatite B e a BCG, dose única que previne formas graves da tuberculose.

Ao completar o primeiro mês de vida, o bebê tomar a segunda dose da Hepatite B, no segundo mês receberá a vacina tetravalente, a VOP (vacina oral contra pólio) e a VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), adquirindo assim proteção contra a Difteria, tétano, coqueluche, meningite, infecções causadas pelo Haemophilus influenzae, Poliomielite e Diarréia. Ao alcançar os quatro meses, a criança tomará a segunda dose de todas as vacinas recebidas no segundo mês e posteriormente, quando completar seis meses de idade, receberá a terceira dose das mesmas.

A partir dos nove meses, novas vacinas serão inseridas no Cartão de vacinação da criança, a começar pela dose inicial contra a febre amarela. Ao completar dose meses deverá ser administrada a Tríplice Viral, dose única que previne o Sarampo, a rubéola e a caxumba. Com um ano e 3 meses, a criança receberá o reforço da VOP e a primeira dose da Tríplice bacteriana. Dos quatro aos seis anos de idade será a vez de receber a segunda dose da Tríplice bacteriana e o reforço contra a febre amarela.

Fique atento as campanhas de vacinação divulgadas pelo Ministério da Saúde e não deixe de levar os seu filho para tomar as vacinas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário