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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NEGÓCIOS SOCIAIS? O QUE É ISSO?


O que são negócios sociais?

Empresas que, através da sua atividade principal (core business), oferecem soluções para problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado.

O que caracteriza um negócio social?

  • Vende um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda;
  • Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações;
  • Apresenta inovação no modelo de negócio (por exemplo: no modelo de distribuição, no produto ou serviço, no sistema de precificação);
  • Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente;
  • Há comprometimento do empreendedor e sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.

Como geram impacto social?

  • Atendem necessidades básicas da base da pirâmide (acesso a serviços básicos como saúde, habitação e educação a baixo custo e alta qualidade);
  • Possibilitam acesso a produtos e serviços que melhoram a produtividade ou reduzem os custos de transação da população de baixa renda (como serviços financeiros, tecnologias que aumentem a produtividade de pequenos empreendedores, entre outros);
  • Incluem pessoas marginalizadas na cadeia de valor, como fornecedores ou produtores, de forma que a inclusão é necessária para a operação do negócio.

Como negócios sociais se diferenciam de:

  • Negócios tradicionais: por terem a finalidade de gerar impacto social e o comprometimento com a melhoria de qualidade de vida do público alvo.
  • ONGs tradicionais com atividades de geração de renda: por serem sustentáveis financeiramente e terem alto potencial de escala. Diferente de ONGs com geração de renda, em um negócio social o produto ou serviço que gera impacto social é o mesmo que gera renda para a organização.
  • Empresas com ações de responsabilidade social: por terem um modelo integrado, no qual o impacto social está no centro da operação do negócio, não marginal a ela.
  • Empresas que vendem para as classes CDE: por terem comprometimento em desenvolver produtos e serviços que realmente atendam às necessidades básicas dessa população, e melhorar a sua qualidade de vida de forma inovadora.

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