Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

falando de consumo ...



Coma bem, sem agrotóxicos Com medidas simples, consumidor pode dominuir a quantidade de substâncias prejudiciais à saúde
(sabemos que os ORGÂNICOS ainda são caros!)

E com a palavra a Fabiane Alheira, nutricionista do SENAC-RJ...
Primeira Dica: sempre que possível, bacana ter a sua própria hortinha!
Segunda Dica: o consunidor deve preferir os produtos da estação, pois eles precisam de uma quantidade menor de agrotóxicos, já que são plantados na época certa.

COMO PREPARAR OS ALIMENTOS:

1) alimentos da estação ok? geralmente, os mercados possuem um quadro listando os hortifrutis da estação.
2) prefira produtos nacionais ok? os importados demandam uma quantidade maior de agrotóxicos para mantê-los íntegros durante o transporte.
3) escolha frutas, legumes e hortaliças menores e menos perfeitas ok? pois existem agrotóxicos utilizados especificamente para melhorar a aparência dos alimentos, e é grande a chance dos produtos maiores e mais bonitos conterem esse tipo de agrotóxico.
4) Lave bem os alimentos com uma escova e vinagre ok? E enxágue abundantemente e depois, deixe de molho, por 15 minutos, numa solução preparada com uma colher de sopa de água sanitária misturada a um litro de água, enxaguando novamente para retirar os resíduos.
Água sanitária sem alvejante e sem prefume hein?
5) É possível eliminar o agrotóxico depositado na superfície do aliemtno descascando o mesmo, mas não se consegue retirar à substância tóxica impregnada em seu interior. As cascas são fontes de nutrientes essenciais à nossa saúde. Como existem agrotóxicos diferentes para diferentes tipos de alimentos, uma maneira de evitar seu acúmulo no organismo é procurar sempre variar o cardápio de frutas, legumes e verduras ingeridos.
6) Alguns produtores utilizam ceras para manter a umidade dos alimentos e deixá-los mais brilhantes. Esta camada contém fungicidas. Para removê-la, é preciso fazer uma limpeza mais cuidadosa.
7) Os alimentos que concentram maior quantidade de agrotóxico são tomate, pimentão, batata, uva, morango e mamão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário