Páginas

sábado, 10 de julho de 2010

fique LiGaDo ...

Exames que devem ser feitos na gravidez

exames gravidez

O acompanhamento pré-natal é de fundamental importância para garantir um parto seguro e sem complicações, além de permitir que a mãe e o bebê sejam avaliados regularmente durante toda a gravidez. Entre os exames médicos que devem ser feitos durante a gestação, iremos mostrar aqui os principais e mais enfatizados nas consultas do pré-natal, o objetivo é identificar fatores de risco ou até mesmo doenças na gestante, que possam prejudicar o desenvolvimento do feto.

O primeiro exame solicitado pelo médico, logo após a descoberta da gravidez é o Hemograma Completo, que avalia as condições do sangue materno, identificando possíveis anemias ou outros distúrbios relacionados às células sanguíneas, esse exame deve ser feito no primeiro trimestre da gravidez. Juntamente com o hemograma, os médicos também solicitam: Sorologia para Rubéola, Sorologia para Lues, Sorologia para Citomegalovírus, Sorologia para Toxoplasmose, Tipagem Sangüínea, Teste de HIV e Sorologia para Hepatites B e C, para descobrir se há algum tipo de incompatibilidade ou vírus que possam ser transmitidos ao feto durante a gravidez. O Exame de Urina (EAS) e a urocultura, é realizado para detectar possíveis infecções urinárias, que são uma das maiores causas de dores abdominais, cólicas, problemas na micção, além de ter influência direta na ocorrência de partos pré-maturos.

No segundo trimestre da gravidez, os exames que devem ser realizados são: Ultra-som Morfológico, Ecocardiograma Fetal, Teste Triplo, Fibronectina Fetal, além da repetição dos exames de sangue já citados anteriormente. Nesta fase da gravidez, os médicos irão, através dos exames solicitados, avaliar o desenvolvimento do feto, eliminando a possibilidade de doenças congênitas ou má formações fetais.

No terceiro e último trimestre, Ultra-som, Cardiotocografia Fetal, Ultra-som Tridimensional, Dopplervelocimetria, Exames de toque, são alguns dos exames que devem ser solicitados a gestante. Nesse período, a intenção é, além de acompanhar o desenvolvimento do feto, através de imagens que mostram como o bebê está no ventre materno, verificar a possibilidade de parto pré-maturo, bem como verificar se o corpo da gestante já começou a se preparar para o parto.

Realizar o pré-natal durante toda gravidez é de grande importância para a mãe e para o bebê, evita o aparecimento de doenças ou de complicações que podem destruir a saúde de ambos, por isso, não deixe de fazer todos os exames para ter uma gravidez tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário