Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

CiDaDaNia ...


ONU comemora Dia Mundial da Lavagem de Mãos

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Cerca de 200 milhões de alunos, pais, professores, celebridades e membros de governo marcam a data; mais de 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos de doenças associadas à falta do hábito.

As Nações Unidas celebram neste 15 de outubro o Dia Mundial da Lavagem de Mãos. Sob o tema "Mais que Somente um Dia", a data pretende chamar a atenção para a importância do hábito no combate a doenças fatais.

De acordo com a OMS, 250 mil crianças morrem todos os anos de diarreia, e 3,5 milhões e meio perdem a vida, antes dos cinco anos de idade, para outras doenças que poderiam ser evitadas.

Gripe A


Lavar as mãos com sabão é uma das formas mais eficazes de se prevenir a diarreia. Uma outra maneira de limpar as mãos é através do álcool gel, que passou a ser usado ainda mais pela população após o pandemia de gripe A.

O infectologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Renato Grinbaum, falou à Rádio ONU, de São Paulo, sobre a eficácia do método.

"Ele é profundamente eficaz, tanto quanto a água e sabão. Só há uma exceção: quando a mão está com sujeira ou gordura evidente, o álcool tem uma ação prejudicada. Nas outras situações, o álcool, comparado com o sabão, tem a mesma eficácia. Por exemplo: a pessoa, no metrô ou no ônibus, encostou em algo contaminado e depois vai se alimentar. Se não há uma pia, esse pequeno dispensador com álcool que ela leva consigo facilita muito o acesso à higienização das mãos e aumenta a frequência da lavagem das mãos", explicou.

O Dia Mundial da Lavagem de Mãos está sendo comemorado em 80 países. Em Angola, por exemplo, 5 milhões de mensagens de texto serão enviadas numa campanha gratuita de informação.

(Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário