Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

cOmpARtiLhE



Dez sugestões para um estilo de vida mais simples
Por Paulo Borges, sacerdote.


A propósito do 40.º aniversário da “Populorum Progressio” (26-03-67), documento profético do papa Paulo VI sobre o desenvolvimento dos povos, a secção portuguesa da “Pax Christi” publicou estas 10 sugestões, como forma de escolher viver com simplicidade, sustentabilidade e em solidariedade com os outros.


1. Desfruta da tua casa

Faz com que te sintas bem em tua casa. Que ela seja e pareça simples. Não a enchas de adornos desnecessários. Evita que o televisor ocupa o lugar de destaque: coloca-o num local menos visível ou dentro de um armário. Poupa energia. Redescobre o ritual das refeições em família e sem televisão. Convida os teus amigos para a tua casa e fá-los sentirem-se bem-vindos. Evita acumular coisas e costumes desnecessários.
2. Não abuses do “centro comercial”

Não voltes a sair para ir às compras por impulso ou diversão. Nas tardes do sábado evita cair na fórmula dos 6 C’s: carro, centro comercial, compras, cinema, ceia. Estabelece dias de “baixo consumo” ou “consumo zero” nos quais só comprarás o estritamente necessário. Impõe a ti próprio um período de reflexão antes de ter grandes despesas. Sê fiel à regra dos 3 R’s: reduzir, reutilizar, reciclar.
3. Compra com dinheiro

Sempre que possível tenta fazer pagamentos com dinheiro: gastarás menos. Faz ajustes para viver dentro das tuas possibilidades. Analisa e anota os teus gastos. Calcula quanto poderias poupar se usasses o telemóvel de forma mais selectiva. Que a tua austeridade aconteça na alegria. O que te sobra é o que outra pessoa necessita para ter uma vida mais digna.
4. Pára para cheirar o perfume das flores

Deixa de depender tanto do relógio. Escuta o teu relógio interior. Não fiques até à última hora do dia a ver televisão. Pelo menos um dia por semana deita-te cedo. De vez enquanto vive um dia sem horas marcadas: passeia sem destino. Surpreende alguém com uma visita, uma flor…
5. Recupera o leme da tua vida

Desliga o piloto automático. Foge da rotina. Procura ter tempo para aquilo que gostas. Faz algo de novo todas as semanas. Luta para conseguir um ambiente de trabalho mais enriquecedor. Equilibra a tua vida de trabalho e familiar. Não percas a oportunidade de estar com os teus filhos enquanto crescem. Se estiveres desempregado põe todo o teu empenho em encontrar algo que te realize mais que o anterior.
6. Viaja para dentro

Prolonga ao máximo a vida do teu automóvel. Utiliza mais os transportes públicos: cada dia te parecerá mais gratificante sem tempo perdido nos engarrafamentos. Viaja ao teu mundo interior reservando um tempo de qualidade dedicado à meditação: descobrirás paisagens incríveis e enriquecerás todas as dimensões da tua vida. Escreve um diário e desfruta mais da tua existência.
7. Apaga a televisão

Evita cair na tentação da televisão como forma de passar o tempo. Procura alternativas que sejam mais criativas e gratificantes. Evita o impulso de acendê-la para matar o tempo. Foge da ilusão de que estás informado só porque vês o telejornal. Lê mais. Passeia mais. Escreve mais a quem amas. Se há crianças em casa, lê-lhes histórias, participa nas suas brincadeiras.
8. Não corras atrás de tudo o que é novidade

As novas tecnologias devem estar ao nosso serviço e não o contrário. Utiliza o computador como ferramenta e não como um fim em si mesmo. Compra só os programas, periféricos e acessórios que precises de utilizar. Aproveita as possibilidades de comunicação que as novas tecnologias te proporcionam, para comunicar mais, conhecer melhor, mas impõe um limite ao tempo que ele substitua uma boa conversa com um amigo ou um momento de lazer agradável com pessoas que já não vês há muito tempo. Antes de o ligares define o que precisas de fazer. Marca um tempo limite para a sua utilização e cumpre-o. Faz o mesmo com as crianças: combina com elas o tempo que podem estar a jogar ou no messenger ou na net. Pára para pensar se de verdade precisas de um telemóvel e para quê. Desliga o telemóvel durante a noite e sempre que estiveres em casa, a passear com a família ou a descansar.
9. Leva uma vida sã e próxima da natureza

Faz exercício regularmente, mas sem cair no culto do corpo perfeito. Muda de hábitos alimentares, consuma produtos mais naturais. Consome mais produtos frescos, verduras e legumes. Procura a medicina preventiva e as terapias alternativas.
10. Recupera o sentido de comunidade

Não caias no sedentarismo. Compromete-te com actividades que te “obriguem” a sair de casa. Procura conhecer os teus vizinhos, a tua comunidade. Compromete-te com actividades cívicas. Sê solidário. Sê voluntário. Partilha o que tens, sobretudo o que te sobra. Caminha com os outros nesta estrada de uma vida mais simples e mais plena.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FeLiZ NaTAL ...



Ele que venha amado
Frei Betto

Se Deus quiser entrar na minha vida, que venha amado, disposto a conter as iras do velho Javé e, surrupiado de fadigas, derrame diluvianamente sua misericórdia sobre todos nós, praticantes de pecados inconclusos. Venha patinando pela Via Láctea, sorriso cósmico estampado no rosto, despido como o Menino na manjedoura, mãos livres de cajado e barba feita, a pedir colo a Maria e afago a José.

Traga consigo os eflúvios das bodas de Caná e, a apetitar nossos olhos famintos, guisados de ovelhas e cordeiros acebolados, sêmola com açafrão e ovos batidos com mel e canela. Repita o milagre do vinho a embriagar-nos de mistério, porque núpcias com Deus presente, assim de se deixar até fotografar, anuviam a razão e comovem o coração.

Venha o Deus jardineiro do Éden, babelicamente plural, disposto a fazer de Ló uma estátua de açúcar. E com a harpa de Davi em mãos, salmodie em nossas janelas as saudades da Babilônia e faça correr leite e mel nos regatos de nosso afeto. Mas saiba ele que repudio o Javé da vingança e não permito que o peso das minhas culpas sirva de pedra angular aos alicerces do inferno.

Quero Deus porta-estandarte, Pelé divino driblando as artimanhas do demo, acrobata do grande circo místico. Venha Deus a cavalo, a pé ou andando sobre os mares, mas venha prevenido, arisco e trôpego e, sobretudo, desconfiado, à imagem e semelhança de minha indigência. Então iremos os dois para um canto da esquina e, amigos, dividiremos o pão de nossas confidências. Deus será todos ouvidos e eu, de meus pecados, todo olvido.

Acolherei Deus no meu quintal. Lá onde cultivo hortaliças e hipocampos, darei a ele mudas de ora-pro-nóbis, coisa boa de se comer no ensopado de frango. (...) Se Maria vier junto, vou presenteá-la com rendas e bordados trazidos do sertão nordestino, porque isso de aparecer senhora de muitas devoções exige muda frequente de trajes e mantos, além de muita beleza no trato.

Que venha Deus, mas venha amado, pois ando muito carente de dengos divinos. Não pedirei a ele os cedros do Líbano nem o maná do deserto. Quero apenas o pão ázimo, um copo de vinho e uma tigela de azeite de oliva para abrilhantar os cabelos. Entoarei para ele os cantos de Sião e também um samba-canção de Noel.

Tocarei pandeiro e bandolim, porque sei das artes divinas: quem pontilha de dourado reluzente o chão escuro do céu e provoca o cintilar de tantas luzes faz mais que uma obra, promove um espetáculo.


‘A arte de semear estrelas’ (Ed. Rocco, 2007)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COmPaRtiLhaR ...

detalhamento: apenas um pouquinho do que aconteceu nessa manhã ensolarada
Festa de Natal da Ação Social CPP

Local: Creche Vovó Carmem - Botafogo
... foi no dia 11, a partir das 1oh ...

Tenha um objetivo...

Sem um objetivo, tudo perde o sentido. Você pode trabalhar 40 horas por semana, arrumar a casa, brincar com os filhos, divertir-se, tomar resoluções para o ano novo. Entretanto, se você não tiver uma razão para estar fazendo tudo isso, nenhuma dessas coisas terá qualquer sentido.

muito obrigado aos padrinhos, madrinhas, tias, tios, amigos, colaboradores, trabalhadores, idealizadores, sonhadores e inspiradores ...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Falando sobre trabalhados manuais ...


Trançar é um ato solitário que exige atenção, paciência e dedicação...



fotos tiradas durante Oficina de Reaproveitamento



terça-feira, 16 de novembro de 2010

A força da ParticipAção ...


pixel

VOCÊ CONHECE?

O que é

O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.

Com o Aprendiz Legal, pretendemos contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho.

A profissionalização do adolescente é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art. 62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, não a produção. O programa Aprendiz Legal, ao basear-se na Lei 10.097/2000 e em sua regulamentação, o Decreto nº 5598/2005, legitima a intenção e os esforços para contribuir com a empregabilidade de nossos jovens, especialmente os menos privilegiados. Este é um passo para integrar a sociedade em torno de uma causa comum: atender à necessidade dos jovens com suas diferenças individuais, suas condições específicas, aprendendo a conviver com a diversidade humana sem preconceitos.

ESTRUTURA

O programa divide-se em dois módulos: um básico, que é comum a todas as formações; e um específico, voltado para a área de atuação do jovem na empresa.

CURSOS OFERECIDOS

- COMÉRCIO E VAREJO

- LOGÍSTICA

- OCUPAÇÕES ADMINISTRATIVAS

- PRÁTICAS BANCÁRIAS

- TELESSERVIÇOS

- TURISMO

... AGORA, ESTÁ COMEÇANDO A CONHECER ...


Artesanato Social ...


detalhamento: trabalhos confeccionados na Oficina de Reaproveitamento

... já é NATAL
na

Casa de Padre Pio ...

Alegre seus dias e seu coração,
compartilhe suas emoções
com
os amigos e familiares
com nossos enfeites natalinos


falando de consumo ...

Jovens se importam com consumo consciente, mas estão longe da prática

Por Desirée Luíse, do Aprendiz

“Os jovens no Brasil dão importância para o consumo político, relacionado à atitude socioambiental. Mas estão longe de colocar isso em prática”. A conclusão é da antropóloga e uma das responsáveis pelo estudo “Juventude, Consumo e Cidadania”, Lívia Barbosa. Os resultados da pesquisa, realizada pelo Centro de Altos Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foram divulgados nesta quinta-feira (11/11), em São Paulo (SP).

Chamado de diversas maneiras - consumo político, crítico, consciente ou ainda estilo de vida político (life style politics) -, esse modo de comportamento busca mudar práticas de mercado e políticas institucionais que não são consideradas éticas e sustentáveis, usando o consumo de forma estratégica.

De acordo com a pesquisa, feita com 457 pessoas de 16 a 25 anos do Rio de Janeiro e São Paulo, os jovens têm consciência da importância do consumo sustentável. Quando perguntados quais são as instituições responsáveis por melhoras na qualidade de vida da população, 33% responderam o governo federal, 16% acreditam ser o cidadão e 10% pensam na Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a pergunta “Os cidadãos têm responsabilidade de informar-se sobre as empresas?”, 57% responderam que “sim, os cidadãos têm uma responsabilidade pessoal pela escolha de produtos e serviços”; 12% afirmaram que não; e 31% não sabiam.

Sobre os impactos sociais e ambientais, 81% revelaram estar informados do assunto e 19% disseram não estar.

No entanto, apenas 19% dos entrevistados afirmaram já ter praticado o buycott – compra de produtos pelo seu valor sustentável –, enquanto 81% responderam negativamente.

Segundo Lívia, outro dado demonstra a falta da prática voltada ao consumo político. Enquanto 17% dos jovens evitam compras com excesso de embalagens, 35% fazem isso às vezes e 51% nunca se preocupam.

O engajamento social realizado em forma de protesto também foi analisado no estudo. A maior parte dos jovens (98%) afirmou nunca ter participado de um boicote a produtos e somente 2% disseram ter se manifestado contra ação mercadológica que dizem não concordar.

Para a antropóloga, o baixo índice do consumo político dos jovens entrevistados tem uma explicação sociológica. “A discreta participação do jovem na política e o fato de a maioria morar com os pais são dois motivos fortes”, analisou Lívia. “Isso porque a situação faz com que ele esteja imerso em uma instituição [a família] que proporciona todos os tipos de serviço e apoio, o que torna mais difícil o contato dele com sua realidade e um consequente engajamento maior”.

De acordo com o estudo, 95% dos entrevistados moravam com algum tipo de parente. Destes, 75% com pessoa consanguínea da família.

A maioria dos jovens (79%) afirmou ter participação política na sociedade apenas na hora de votar. Além disso, 33% disseram nunca discutir política, 32% raramente o fazem, 28% responderam que falam sobre o assunto algumas vezes e somente 7% discutem política.

“O processo de construção da identidade no Brasil não estimula a autonomia, mas sim a ampliação das redes sociais. Isto é produto da estrutura social e valores culturais que a sociedade brasileira apresenta”, concluiu a pesquisadora.

O estudo foi feito por meio da aplicação de questionário entre 24 de junho e 1º de julho de 2010, em parceria com o Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


(Envolverde/Aprendiz)
Jovens se importam com consumo consciente, mas estão longe da prática

Por Desirée Luíse, do Aprendiz

“Os jovens no Brasil dão importância para o consumo político, relacionado à atitude socioambiental. Mas estão longe de colocar isso em prática”. A conclusão é da antropóloga e uma das responsáveis pelo estudo “Juventude, Consumo e Cidadania”, Lívia Barbosa. Os resultados da pesquisa, realizada pelo Centro de Altos Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foram divulgados nesta quinta-feira (11/11), em São Paulo (SP).

Chamado de diversas maneiras - consumo político, crítico, consciente ou ainda estilo de vida político (life style politics) -, esse modo de comportamento busca mudar práticas de mercado e políticas institucionais que não são consideradas éticas e sustentáveis, usando o consumo de forma estratégica.

De acordo com a pesquisa, feita com 457 pessoas de 16 a 25 anos do Rio de Janeiro e São Paulo, os jovens têm consciência da importância do consumo sustentável. Quando perguntados quais são as instituições responsáveis por melhoras na qualidade de vida da população, 33% responderam o governo federal, 16% acreditam ser o cidadão e 10% pensam na Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a pergunta “Os cidadãos têm responsabilidade de informar-se sobre as empresas?”, 57% responderam que “sim, os cidadãos têm uma responsabilidade pessoal pela escolha de produtos e serviços”; 12% afirmaram que não; e 31% não sabiam.

Sobre os impactos sociais e ambientais, 81% revelaram estar informados do assunto e 19% disseram não estar.

No entanto, apenas 19% dos entrevistados afirmaram já ter praticado o buycott – compra de produtos pelo seu valor sustentável –, enquanto 81% responderam negativamente.

Segundo Lívia, outro dado demonstra a falta da prática voltada ao consumo político. Enquanto 17% dos jovens evitam compras com excesso de embalagens, 35% fazem isso às vezes e 51% nunca se preocupam.

O engajamento social realizado em forma de protesto também foi analisado no estudo. A maior parte dos jovens (98%) afirmou nunca ter participado de um boicote a produtos e somente 2% disseram ter se manifestado contra ação mercadológica que dizem não concordar.

Para a antropóloga, o baixo índice do consumo político dos jovens entrevistados tem uma explicação sociológica. “A discreta participação do jovem na política e o fato de a maioria morar com os pais são dois motivos fortes”, analisou Lívia. “Isso porque a situação faz com que ele esteja imerso em uma instituição [a família] que proporciona todos os tipos de serviço e apoio, o que torna mais difícil o contato dele com sua realidade e um consequente engajamento maior”.

De acordo com o estudo, 95% dos entrevistados moravam com algum tipo de parente. Destes, 75% com pessoa consanguínea da família.

A maioria dos jovens (79%) afirmou ter participação política na sociedade apenas na hora de votar. Além disso, 33% disseram nunca discutir política, 32% raramente o fazem, 28% responderam que falam sobre o assunto algumas vezes e somente 7% discutem política.

“O processo de construção da identidade no Brasil não estimula a autonomia, mas sim a ampliação das redes sociais. Isto é produto da estrutura social e valores culturais que a sociedade brasileira apresenta”, concluiu a pesquisadora.

O estudo foi feito por meio da aplicação de questionário entre 24 de junho e 1º de julho de 2010, em parceria com o Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


(Envolverde/Aprendiz)

domingo, 14 de novembro de 2010


Filhos de presos sofrem com negligência e preconceito

Por Felipe Maeda Camargo, da Agência USP

Filhos de pai ou mãe presos passam por problemas como preconceito e abandono nos abrigos do município de São Paulo. Tal situação foi observada pela professora Maria José Abrão em sua pesquisa pela Faculdade de Educação (FE) da USP. O abrigo é um lugar que oferece proteção, uma alternativa de moradia para crianças que foram afastadas dos pais por diversos motivos, como violência doméstica, abandono e prisão do responsável.

Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o abrigo é considerado provisório e excepcional, utilizável como forma de transição para posterior colocação das crianças e adolescentes em família substituta. No entanto, Maria conta o caso de um jovem de 14 anos que relatou estar no abrigo desde que nasceu. Seus pais foram presos há 14 anos e, desde então, ele e seu irmão, hoje com 17 anos, ficaram em regime de abrigo.

“O jovem deveria ser reinserido na família com algum parente, isso é feito por intermédio de um trabalho com os familiares. Pela lei, a criança não deveria permanecer por tanto tempo no abrigo. Esta não pode ser uma solução para a criança, mas uma medida paliativa e de urgência”, comenta a professora.

Esse mesmo adolescente também relatou situações de preconceito na escola. Colegas faziam brincadeiras por ele ser filho de presos e até os professores o tratavam diferentemente. Segundo Maria, o exemplo do garoto não é exclusivo. Outras crianças e adolescentes que vivem em abrigos sofrem com diferentes tipos de preconceito. Ao visitar alguns abrigos, a professora percebeu que seus dirigentes e funcionários temiam comentar sobre as crianças filhas de pais encarcerados.

“As crianças acabam sendo penalizadas e estigmatizadas pelo crime do pai ou da mãe”, critica a professora, que aponta dificuldades que elas sofrem também para serem adotadas por causa do preconceito. Mas, ela relata um caso particular de quatro irmãos que tiveram a mãe presa. Um deles será adotado por uma família estrangeira; para que o processo de adaptação ocorra bem, o abrigo em que ele mora trabalha para que ele perca aos poucos a memória de sua mãe. Porém, Maria diz que a criança ainda tem um laço afetivo grande com sua mãe. Ela acredita que essa situação é complexa e pensa que prejudicará a criança.

Restrições
Segundo o ECA, os abrigos precisam preservar os vínculos familiares das crianças e não podem privá-las de liberdade, diferentemente neste aspecto de um internato. Apesar disso, Maria verificou restrições nos abrigos. Neles, não permitem que as crianças façam atividades escolares fora da escola ou do abrigo, além de não poderem visitar amigos fora desses locais.

Além disso, as crianças e adolescentes que conversaram com a professora disseram que não tinham contato com os pais. Somente em um dos abrigos visitados o dirigente admitiu que uma vez levou as crianças para visitarem seus pais na prisão, mas ele disse que a experiência não deu certo. “A criança não escolhe se quer visitar os pais , o adulto decide o que ela faz. Os abrigos estão mais preocupados com a questão de presos dos responsáveis pela criança do que as condições deles como pais”, afirma Maria.

Todos os relatos dos jovens que a professora obteve vieram de um abrigo que ela consultou para um trabalho de disciplina de sua pós-graduação na FE. Já em sua pesquisa, que fez parte de sua dissertação de mestrado pela FE, sob orientação do professor Roberto da Silva, nenhum abrigo permitiu que ela se aproximasse das crianças. De 20 abrigos consultados, somente sete permitiram que ela visitasse o local, com os dados vindos somente por via dos dirigentes.

Maria vê pouca preocupação com o a situação dos abrigos e do cuidado destinado aos filhos de presidiários pelas autoridades e comenta que há poucos trabalhos acadêmicos sobre o assunto. “As crianças filhas de pais presos são invisíveis, socialmente falando: pouco se sabe o que elas pensam, quem são, quantas são e onde estão. É urgente pensar políticas públicas para esse grupo a fim de garantir o direito à convivência familiar e comunitária como preconiza a lei.”

(Envolverde/Agência USP de Notícias)


Ano Internacional da Biodiversidade é comemorado em São Paulo

Conferência sobre Ano Internacional da Biodiversidade acontece dia 23 de novembro com apoio da ONU e presença de autoridades, empresários, imprensa e acadêmicos.

O Instituto Humanitare realiza, no próximo dia 23 de novembro de 2010, a Conferência sobre o Ano Internacional da Biodiversidade 2010. O evento, que acontecerá no Clube Hebraico (Sala Marc Chagall), tem a cooperação do HSBC e da VALE, é voltado para autoridades, empresários, imprensa e acadêmicos e tem o apoio da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas.

A Conferência traz o olhar sobre sustentabilidade de empresas como Bosch, HSBC, Siemens e VALE, de entidades como o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), de consultorias como a McKinsey e do setor acadêmico (Universidade de São Paulo).

Estarão presentes no evento do dia 23 palestrantes como o Dr. Thomas Lovejoy, especialista em biodiversidade do Banco Mundial; a Embaixadora Vera Machado, Subsecretária Geral Política do Ministério das Relações Exteriores do Governo Brasileiro; a Sra. Cecília Martinez, Diretora Regional para América Latina e Caribe do ONU-HABITAT, entre outros. O patrono da Conferência é o Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Paulo Nogueira-Neto.

A Conferência contará ainda com uma palestra do Professor John Malin, Presidente do Comitê do Ano Internacional da Química, que será comemorado em 2011. Além das palestras, o evento terá mesas redondas e poderá ser acompanhado em tempo real pelo sitewww.humanitare.org/biodiversidade.

A Conferência sobre o Ano Internacional da Biodiversidade 2010 será encerrada com o lançamento do livro “Uma Trajetória Ambientalista – Diário de Paulo Nogueira-Neto” e o lançamento da Cátedra da ONU-HABITAT “Cidades Inovadoras e Sustentáveis”.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo. O Ano busca, entre outros objetivos, evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida; refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes; e promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.

O programa do Ano Internacional da Biodiversidade no Brasil possui o apoio institucional do Governo Brasileiro, do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT). Nesse contexto, o Instituto Humanitare programou ações de conscientização, educação, reconhecimento e incentivo à preservação da diversidade biológica.

Todas as informações sobre a Conferência estão disponíveis em http://www.humanitare.org/biodiversidade


Serviço

Conferência do Ano Internacional da Biodiversidade – Instituto Humanitare
Data e horário: 23 de novembro de 2010 – 08:00 às 20 horas
Local: Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo (Rua Hungria, 1.000 – São Paulo, SP).
Site: http://www.humanitare.org/biodiversidade


(Envolverde/Nações Unidas no Brasil)

sábado, 13 de novembro de 2010

fique LiGaDo ...

Ontem rolou o evento de lançamento no Brasil da Semana Global do Empreendedorismo e o local escolhido foi Vigário Geral, no Rio de Janeiro. A idéia era levar para a comunidade inspiração e informação, em bate-papos descontraídos com empreendedores de diversas origens e em estágios diferentes.

Regina Casé foi a mestre de cerimônia do evento e levantou o astral da galera com seu jeito alegre e descontraído. O primeiro painel, cujo foco era inspiração, reuniu três empreendedores de destaque: Pedro Passos da Natura, Alan James da Biruta Mídias Mirabolantes e Edivan da SEDI. Os dois últimos tem origem extremamente humilde e, apesar das adversidades, estão construindo grandes empresas. A platéia se emocionou com as histórias dos empreendedores e levaram como lição que sonho grande, força de vontade e determinação são os grandes diferenciais para se dar bem nos negócios.

Depois de inspirar, o segundo painel teve como objetivo informar as pessoas sobre os procedimentos para obtenção de microcrédito e formalização do negócio, além de conselhos de planejamento e gestão para novos empreendedores.

No final, o AfroReggae fez uma linda apresentação e todos voltaram pra casa com muitos sonhos na cabeça e a certeza de que basta vontade, muita vontade, para que eles se tornem realidade.

Programe-se: a Semana Global do Empreendedorismo começa no dia 15 e você não pode perder as atividades incríveis e gratuitas da programação!


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Anote aí ...

Festival de Filmes para comemorar Ano Internacional das Florestas

Por Fernanda B. Müller, da Carbono Brasil

O próximo ano foi proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional das Florestas e para celebrá-lo, o secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas se juntou com o Festival de Filmes da Vida Selvagem Jackson Hole para promover o Festival Internacional de Filmes Florestais (IFFF).

O IFFF pretende conscientizar a população sobre a importância das florestas, sua relação com as pessoas e o planeta e conseqüentemente inspirar um senso de responsabilidade para um futuro mais verde, equilibrado e sustentável.

O tema geral do festival será ‘Florestas para as Pessoas’, e filmes de todos os idiomas oficiais das Nações Unidas são aceitos, sendo eles árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

Os filmes ganhadores serão apresentados aos delegados de todos os 192 países no lançamento do Ano Internacional das Florestas em fevereiro e também ao redor do mundo.

A inscrição de filmes para concorrer vai até 30 de novembro de 2010 e o julgamento será em dezembro.

Qualquer dúvida sobre o festival pode ser enviada para o email: forest@jhfestival.org


(Envolverde/Carbono Brasil)

Consumo Responsável

Detalhamento: pequenas árvores de Natal confeccionadas na Oficina de Reaproveitamento, todo o material é recebido em doação e reutilizado. Cada árvore fica por R$10,00, lembrando os 3 Reis Magos.
Epa! 3R's? Reciclar - Reutilizar - Reaproveitar ... Um presente bacana para aquela pessoa muito bacana!



O termo “sustentabilidade” ainda confunde brasileiros

Índices brasileiros são piores que os índices em outros países

por Gisele Eberspächer às 15h55 de 29/10/2010

Segundo uma pesquisa divulgada ontem pela GS&MD – Gouvêa de Souza, o significado do termo “sustentabilidade” não é claro para os brasileiros, que normalmente relacionam a palavra à outros temas.

Para a pesquisa, a empresa considerou a sustentabilidade como o uso de recursos naturais sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Mas, para 45% dos entrevistados, o termo é o hábito de consumir de maneira equilibrada. A média de outros 17 países consultados é de 37%.

Além disso, apenas 44% percebem que os recursos naturais são limitados, contra 50% dos outros países. Mesmo assim, para 75% dos entrevistados reciclar o lixo é um hábito sustentável.

A pesquisa foi realizada em Recife, São Paulo e Porto Alegre com 500 pessoas.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

fique LiGaDo ...


Urgente - Vagas Toshiba

Se você, ou alguém que conheça, deseja trabalhar na Toshiba está na hora. Empresa Multinacional no ramo de Transmissão e Distribuição de Energia está selecionando profissionais para as funções abaixo especificadas: Necessária disponibilidade total para residir em um dos Estados: Pernambuco, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Divulguem!!! Quem sabe conseguimos ajudar alguém.

(01) Engenheiro de Segurança do Trabalho:

Profissional com experiência em obras industriais ou de dutos, ou em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado) com curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e registro no CREA. Possuir treinamento em Interpretação da OHSAS 18001:2007

(02) Técnico de Qualidade:

Formação técnica em edificações ou controle de qualidade; Experiência na área de sistemas e /ou controle de qualidade; Implantação e/ou certificação de ISO 9001; Experiência em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado) ou em obras de unidades industriais (Petrobrás); Boa redação.

(03) Técnico de Segurança do Trabalho:

Formação técnica e com experiência em obras industriais ou de dutos, ou em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado) com curso de formação técnica em segurança do trabalho com registro no Ministério do Trabalho

(04) Profissional de Meio Ambiente:

Formação superior e experiência na gestão ambiental de obras industriais ou de dutos, ou em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado), com registro no conselho profissional pertinente. Possuir treinamento em ISO 14001: 2004

(05) Técnico de Meio Ambiente:

Formação técnica em Meio Ambiente e experiência em obras industriais ou de dutos, ou em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado). Possuir treinamento em ISO 14001: 2004

(06) Gerente do Sistema de Qualidade:
Graduação em Engenharia, registrado no CREA, Experiência em implantação, desenvolvimento e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade de múltiplas disciplinas em obras de construção de unidades industriais nas áreas de petróleo e/ou petroquímica ou em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado) e com cursos de interpretação e aplicação das normas OHSAS 18001, NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001.

(07) Gerente de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente:

Graduação em Engenharia ou Arquitetura e curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, registrado no CREA, Experiência em implantação, coordenação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de gestão nas Áreas de Segurança Industrial, Meio Ambiente e Medicina do Trabalho, em obras de construção industrial pesada, ou em obras de energia (SE e LT em concessionárias ou cliente privado), com cursos de interpretação e aplicação das normas OHSAS 18001, NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001

(08) Profissional de Comunicação Social:

Graduação em Comunicação Social com experiência comprovada em trabalhos junto a comunidades, boa redação para elaborar projetos, relatórios e material informativo.

(09) Assistente Social: Graduação em Serviço Social

com experiência comprovada em assistência sócio-educativa, trabalhando em projetos de amparo, educação e integração social de crianças, jovens e adultos, bem como em serviços de orientação e planejamento família.

(10) Gerente de Planejamento, Acompanhamento e Controle:

Graduação em Engenharia, registrado no CREA; Experiência em atividades de planejamento em empreendimentos industriais e gerente de Planejamento e Controle de obras de Construção e Montagens nas áreas industriais de petróleo e/ou petroquímica.
(11) Gerente de Detalhamento de Projeto:

Graduação em Engenharia, registrado no CREA e Experiência na área de projetos de obras industriais nas áreas de petróleo e/ou petroquímica e em Gerenciamento de Projetos Executivos. Conhecimentos em normas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Segurança e Saúde, com cursos (interpretação e aplicação) nas normas OHSAS 18001, NBR ISO9001 e NBR ISO 14001.

(12) Gerente de Suprimentos:
Graduação em Engenharia, Economia ou Administração,
registrado no respectivo Conselho de Classe; Experiência na área de suprimentos de obras industriais de petróleo e/ou petroquímica.

(13) Gerente de Comissionamento:
Graduação em Engenharia Elétrica , com registro no CREA; Experiência no Gerenciamento de serviços de Condicionamento, Pré-Operação, Partida (Energização) e Operação Assistida em Sistemas Elétricos de Baixa, Média e Alta tensão em obras de construção industrial pesada no ramo de energia e petróleo ou petroquímico.

(14) Engenheiro de Produção:

Graduação em Engenharia Civil , com registro no CREA; Experiência na condução de obras de construção civil industrial pesada;

(15) Supervisor de Construção Civil
:
Formação em Técnico de Edificações, com registro no CREA, Experiência como Supervisor, em obras de construção civil industrial pesada.

(16) Engenheiro de Movimentação de Cargas
:
Graduação em Engenharia Mecânica ou Civil, com registro no CREA, Experiência no planejamento, coordenação e execução de operações de transporte, movimentação e manuseio de diversos tipos de cargas em obras de construção industrial pesada.

(17) Engenheiro de Montagem Industrial
:
Graduação em Engenharia Mecânica , Civil, Metalúrgica ou Química, com registro no CREA, Experiência na condução de obras de montagem e construção industrial pesada no ramo de petróleo ou petroquímico;

(18) Engenheiro de Montagem Eletromecânica Industrial
:
Graduação em Engenharia Elétrica e/ou Eletrônica, com registro no CREA; Experiência na condução de serviços de montagem e testes de sistemas elétricos e/ou eletromecânicos, em obras de construção industrial pesada no ramo de petróleo ou petroquímico;

(19) Engenheiro Eletricista:

Graduação em Engenharia Elétrica , com registro no CREA; Experiência na condução de serviços de Condicionamento, Pré-Operação, Partida (Energização) e Operação Assistida em Sistemas Elétricos de Baixa, Média e Alta tensão.

(20) Técnico Eletrotécnico ou Eletromecânico
:
Formação de Nível Médio, com registro no CREA; Experiência como Supervisor, em serviços de comissionamento de equipamentos elétricos estáticos e rotativos de baixa, média e alta tensão em obras de construção pesada no ramo de petróleo ou petroquímico;
(21) Encarregado Administrativo
:

Preferencialmente superior completo; Experiência em obra de construção civil e/ou eletromecânica. Conhecimento sólidos em questões de Recursos Humanos, Fiscal e Suprimentos. Para acompanhar, controlar e executar as atividades de uma ou mais áreas que compõem a estrutura administrativa da obra.

(22) Encarregado de Suprimento
:
Preferencialmente superior completo, Experiência em serviços de suprimento (compras e diligenciamento) em obras de construção industrial pesada;

(23) Encarregado de Almoxarifados e Depósitos
:
Profissional de nível médio completo; Experiência em serviços de controle de estoque, armazenamento, despacho, movimentação e preservação de materiais e equipamentos, em obras de
construção industrial pesada.

(24) Gestor de Contrato (Project Manager):

Graduação em Engenharia Elétrica ; Experiência em gestão de contratos e/ou Engenharia e/ou Construção e planejamento de obras de transmissão e distribuição em concessionária, pública ou privada de energia e área industrial. Excel Avançado e Desejável MS Project. Conhecimentos básicos em projetos civis e eletromecânicos de subestação e linha de transmissão de 13,8 a 525kV. Conhecimento de ferramentas gerenciais de planejamento e controle ? EAP/WBS, EVA ? Curva S, Curva de avanço. Inglês
Intermediário.

(25) Assistente de Departamento Pessoal

- Profissional de nível médio completo. Experiência em atividades envolvendo folha de pagamento, encargos sociais, admissões, rescisões contratuais e férias, apuração de cartões pontos e administração de benefícios. Domínio de aplicativos de informática (Word, Excel, Internet). Desejável conhecimento de SAP. Necessária disponibilidade para residir em Curitiba, imprescindível disponibilidade para viagens de média e longa duração.

(26) Psicóloga
:
Graduação em Psicologia, experiência em empresas de grande porte em treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho, laudos de testes psicológicos e dinâmica de grupo, recrutamento e seleção. Desejável inglês avançado.

(27) Assistente de Departamento Pessoal
:
preferencialmente curso superior completo em administração, contabilidade, tecnologia em Recursos Humanos ou áreas afins. Experiência em atividades envolvendo folha de pagamento, encargos sociais, processos trabalhista, admissões, rescis?es contratuais e férias, administração de benefícios, processamento e atualização do sistema de folha de pagamento, execução de todos os procedimentos relativos à SEFIP, RAIS, DIRF, CAGED, MASTERSAF, 13º salário. Domínio de aplicativos de informática (Word, Excel, Internet). Desejável inglês em nível avançado, conhecimento do sistema SAP e MANAD. Imprescindível disponibilidade para viagens

(28) Auxiliar de Recursos Humanos
:
Profissional de nível médio completo. Experiência em atividades atinentes a recrutamento, seleção, treinamento e benefícios. Domínio de aplicativos de informática (Word, Excel, Internet). Necessária disponibilidade para residir em Curitiba.

(29) Analista de Comércio Exterior
:
Superior completo, com experiência em negociações internacionais e inglês avançado. Conhecimento na organização de toda documentação necessária às importações, controlando a sua tramitação e liberação nos órgãos competentes.

(30) Comprador Técnico
:
Preferencialmente curso superior com experiência comprovada no seguimento de transmissão e distribuição; conhecimento do sistema SAP.

(31) Profissional de Logística:

preferencialmente curso superior completo, com experiência comprovada, Domínio de aplicativos de informática (Word, Excel, Internet), conhecimento do sistema SAP.

(32) Profissional de Coordenação de Logística
:
Superior completo, com experiência comprovada, inglês avançado e conhecimento do sistema SAP.

(33) Assistente técnico

; Profissional de ensino médio para cadastro de materiais, serviços e fornecedores; conhecimento no SAP, com experiência comprovada em empresas anteriores;

(34) Engenheiro ou Tecnólogo

registrado no CREA, com experiência técnica em desenvolvimento de fornecedores, preferencialmente na fabricação de equipamentos para o seguimento de transmissão e distribuição;

(35) Profissional para ocupar cargo de Coordenação de compras de materiais e equipamentos de transmissão e distribuição, experiência anterior comprovada, preferencialmente inglês avançado e sistema SAP.

(36) Administrador de Contratos
:
Graduação em Engenharia, Tecnologia ou Administração para atuar na administração de contratos de terceiros,
experiência anterior comprovada, preferencialmente conhecimento do sistema SAP.

(37) Coordenador ou Assessor para área de Suprimentos
:
Graduação em Engenharia Mecânica , Elétrica ou Eletrotécnica, registrado no CREA, com experiência comprovada na área de suprimentos, preferencialmente no seguimento de fabricação de materiais eletromecânicos. Inglês nível avançado, preferencialmente conhecimento do sistema SAP.

****Interessados, enviar currículo atualizado para
recrutamento@toshiba-tstb.com.br, identificando a vaga a que está se candidatando, a pretensão salarial e informando disponibilidade para início.

domingo, 7 de novembro de 2010

Mentes ativadas: fazer o bem é bom ...


Projeto APIA mostra que o caminho da arte pode ser um excelente

meio de inclusão

da Redação

ceramicas.jpg
Cerâmica produzida no Projeto APIA
O movimento de amassar e moldar a argila mexe com os processos mentais. Por acreditar nisso, a psicopedagoga Maria Inês Grell colocou, aos 10 anos, seu filho Paulo, que possui deficiência intelectual, em aulas de cerâmica. “elas foram transformadoras. tudo melhorou nele: a autoestima, a coordenação motora, a concentração e a comunicação”, diz. “a cerâmica virou um elo dele com o mundo.”

Quando Paulo fez 20 anos, Inês montou um ateliê para ele desempenhar a atividade profissionalmente com duas amigas ceramistas. “Começamos fazendo aromatizadores. Para compor o kit, fui comprar essências em uma loja e o dono encomendou seis mil peças. Como não daríamos conta, propus a capacitação de jovens de baixa renda com alguma deficiência para trabalhar conosco”, conta.

Daí nasceu, em 2003, o Projeto Apia – Atividades e Projetos de Inclusão Pela Arte, que obteve do Ministério da Justiça a certificação da OSCiP (organização da sociedade Civil de interesse Público). “Para haver inclusão, criamos módulos de oito alunos, com duração de um semestre, abertos para pessoas sem deficiência que contribuem com R$ 50 por mês”, afirma Inês, que é a coordenadora do projeto. Com doações de empresas, o valor arrecadado ajuda a pagar as despesas do ateliê e a compra de tornos e fornos.

Em cada módulo são feitas cerca de 800 peças vendidas em bazares, lojas e feiras de artesanato e sob encomenda como brindes para empresas. Depois das aulas gratuitas, muitos alunos com deficiência continuam frequentando o ateliê e recebem porcentagem do faturamento de acordo com os dias trabalhados e a produção. Já tive aqui 16 jovens com deficiência, vindos de instituições públicas, como as Capis – Centro de Atenção Psicossocial”, diz Inês. A capacitação envolve a confecção das peças biscoito – argila que recebe uma queima no forno a 800ºC – usadas nos aromatizadores. Alguns dos jovens progridem e criam cerâmica com pintura e segunda queima a 1.300ºC. Mesmo com dificuldades, Inês acha importante manter o projeto. “não há programas para jovens com deficiência, somente para crianças, apesar da lei de inclusão. E eles são capazes e precisam exercer alguma atividade.”


se LiGa ...

Brincadeira acessível

Folha de S.Paulo - 11/10/2010

Foi inaugurado no parque Ibirapuera, em SP, um brinquedo acessível para crianças com deficiência.

A nova atração conta com rampas de acesso e corrimãos, para crianças com mobilidade reduzida e piso tátil, para deficientes visuais.

Segundo a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o brinquedo também pode ser usado por crianças sem deficiência, já que a ideia é levar ao parque a perspectiva de inclusão - cadeiras de rodas, por exemplo, estão à disposição de todos os pequenos.


... criando para o Natal, para o meu e para o seu!

Detalhamento: uma das mesas de trabalho na Oficina de Reaproveitamento.

"A vida inventa!
A gente principia as coisas, no não saber por que,
e desde aí, perde o poder de continuação -
porque a vida é mutirão de todos,
por todos remexida e temperada."

Guimarães Rosa


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Por que jovens profissionais são tão valiosos para as empresas?

Pesquisa revela que um terço das companhias faz concessões para se adaptar à rotina da geração Y

Por Redação Administradores

Saiba mais

Mais de um terço das empresas buscam adaptar-se às exigências da geração Y. Isso é o que mostra um estudo realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham). O levantamento aponta que 34,5% das companhias criam planos de carreira específicos para estes jovens e 40% adotam flexibilidade de horários.

De acordo com o especialista em carreiras e diretor Geral da Trabalhando.com no Brasil, Renato Grinberg, a adaptação é benéfica. "Os mais experientes estão tentando entender os objetivos e as vontades daqueles que compõem a geração Y e, como é interessante mantê-los na equipe, adotam tais mudanças", afirma o executivo.

Grinberg acredita, no entanto, que ainda falta sinergia entre as gerações. "Será que os jovens estão com a mesma disposição (das empresas) para adaptarem-se?", questiona. Segundo o especialista, essa é a grande dificuldade, pois os profissionais mais novos nem sempre estão dispostos a ceder em prol da contratante. "Alguns, inclusive, preferem procurar outra oportunidade mais adequada a tentar mudar determinado comportamento", explica Grinberg.

Os participantes da pesquisa concordam que entre os maiores desafios para lidar com estes colaboradores e mantê-los na equipe estão a necessidade constante de motivação em projetos e tarefas cotidianas, segundo 52,9%; e adaptação aos modelos hierárquicos de gestão, para 35,6% dos gestores.

Em contrapartida, contratar jovens talentos tem muitos benefícios. De acordo com Renato Grinberg, entre as características positivas deles estão a agilidade e a criatividade, ponto também abordado na pesquisa, realizada com 87 gestores de Recursos Humanos de empresas associadas à Amcham.

De acordo com as informações apuradas, aproximadamente 63% dos entrevistados ressaltaram as idéias e práticas criativas como o mais importante entre os mais novos. Outro aspecto fundamental é o melhor uso de ferramentas tecnológicas nas empresas. "Quando o assunto é tecnologia, eles certamente saem na frente", ressalta Grinberg.

"Diferente dos mais experientes, eles já nasceram na era do computador e da Internet, tendo mais facilidade na aprendizagem e um conhecimento de novas ferramentas quase natural. E isso é algo que as empresas buscam aprimorar sempre, independente da sua área de atuação", complementa o executivo.

A adaptação para reter talentos sempre houve nas companhias, porém, para os especialistas é preciso ter em mente que em todo relacionamento deve haver uma troca mútua. "Espera-se da empresa que entenda seus funcionários, mas está a cargo da equipe valorizar as mudanças e procurar uma troca justa entre as partes", finaliza Grinberg.

CiDaDaNia ...


Para atender crianças de 4 e 5 anos, SP corta vagas de bebês em creches

Por Redação Aprendiz

Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo decidiu transferir vagas oferecidas a bebês em creches para crianças de quatro e cinco anos na pré-escola. A medida já valerá em 2011 e foi tomada para cumprir a lei federal que prevê a obrigatoriedade de vagas em escolas para crianças a partir de quatro anos. O prazo para cumprimento da regra acaba em 2016.

Atualmente, a capital paulista tem um deficit de 41 mil vagas na pré-escola (que atende crianças de três a cinco anos). Nas creches, a fila para o preenchimento é de 125 mil vagas.

Com a decisão, as crianças de até três anos e 11 meses serão atendidas pelas creches. Esse contingente ocupará lugares de bebês, na faixa de um ano. Para essa idade, será reduzida a oferta de vagas – hoje em 19 mil.

Para 2010, o orçamento da cidade de São Paulo previa um investimento de R$ 22,8 milhões para construção de pré-escolas. Apesar disso, a Prefeitura empenhou - reservou verba para uma ação – R$ 8 milhões.

A gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) diz que não investiu o previsto porque analisava a reorganização da educação infantil. Além disso, em nota, a Secretaria Municipal da Educação explicou que alguns editais para construção atrasaram devido a contestações do Tribunal de Contas do Município.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o coordenador da ONG Ação Educativa e do movimento Creche para Todos, Salomão Ximenes, discorda dos critérios da Prefeitura de São Paulo. "A justificativa de reorganização não é válida, considerando o enorme deficit de vagas que há na cidade", diz.

"A Prefeitura tem levantamentos detalhados de onde está a demanda por vagas, independentemente das novas normas. Parece um caso de omissão, porque há dinheiro. O não investimento é feito de forma deliberada", complementa.

domingo, 31 de outubro de 2010

fique AtENtO ...



Ser um cidadão é participar das decisões da sociedade
em benefício de uma cidade melhor
e de um país mais justo para todos.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

fique LiGaDo ...

A Editora Globo está com as inscrições abertas para o Programa de Estágio Novos Talentos 2011. São 22 vagas para estudantes que vão cursar o último ou penúltimo ano em 2011, nas áreas de jornalismo, design, marketing,
administração, publicidade e propaganda, tecnologia de informação e ciências contábeis.


As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro por meio do site
www.editoraglobo.com.br

O processo seletivo será realizado em três etapas: triagem e provas -
realizadas pela consultoria MBA Empresarial; dinâmica de grupo - realizada
na Editora Globo com a participação dos gestores das áreas e RH; e
entrevista individual. O programa terá início em 17 de janeiro, com duração de dois anos.

A remuneração será de R$ 1.050 por mês (valor atual e sujeito a reajuste) e os escolhidos terão direito também a recesso remunerado, vale transporte ou
estacionamento no local, refeição e seguro de vida. Para os estudantes de jornalismo, é oferecido um rodízio entre as redações, o que permite que o estudante tenha uma experiência mais ampla conhecendo diversos temas e processos.

O Programa de Estágio Novos Talentos da Editora Globo existe há mais de 10 anos. Ele oferece palestras e oficinas para o desenvolvimento da qualificação dos estudantes, monitoria de profissionais seniores e avaliação de desempenho a cada quatro meses. Em média, 60 % dos profissionais que participam continuam na Editora Globo após o término do programa.

fique AtENtO ...








... venha festejar, decorar, alegrar as suas festas com material reaproveitado e de bom gosto ...
... dê um presente duas vezes ...
... para aquele que faz e para quem recebe!




detalhamento: árvore confeccionada na Oficina de Reaproveitamento

Artesanato Social ...



JÁ É NATAL NA OFICINA DE REAPROVEITAMENTO
APROVEITE, FAÇA DIFERENTE!

domingo, 24 de outubro de 2010

Anote aí ...


A arte de cultivar valores

Por Juliana Lopes, da Revista Idéia Socioambiental

Como construir uma cultura organizacional alinhada ao desenvolvimento sustentável.

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu ou proferiu a frase “a sustentabilidade está no DNA da nossa organização”. O novo bordão remete ao debate sobre a importância relativa de genética e cultura para a formação dos indivíduos. Afinal, conta mais o que está nos genes de cada um ou o conhecimento e experiências adquiridos na interação com o meio?
Ao menos no que diz respeito às empresas, a cultura organizacional –defendida pelo criador da expressão, o psicólogo Edgar Schein, como “o equivalente ao caráter num indivíduo – sempre teve influência na sua identidade e posicionamento. Qual é agora o seu papel na transição para uma economia de baixo carbono? E como acelerar a mudança para esse novo modelo de desenvolvimento?


Para Paulo Branco, um dos sócios-fundadores da Ekobé, consultoria em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, apesar da sua relevância, esse tema não tem sido o foco dos esforços de grande parte das companhias.
“Vejo muitas organizações procurando expressar o seu compromisso com a sustentabilidade, mas pouca energia colocada na construção da sua cultura em direção ao desenvolvimento sustentável. Tentam trazer novas tecnologias e ferramentas em um ambiente onde não há transparência e que continua privilegiando o ‘manda quem pode obedece quem tem juízo’. Assim, acabam perpetuando os valores no velho paradigma”, destaca.


Segundo ele, um primeiro passo importante é uma profunda reflexão sobre a visão e missão da empresa e até que ponto elas estão alinhadas com os valores que fazem sentido para o desenvolvimento sustentável.
“Essa é uma discussão complexa e a organização deve estar disposta a encará-la com a devida profundidade. São comuns avanços em processos e práticas, mas os progressos em valores, cultura e estilo de liderança levam mais tempo”, pondera. Ainda que esse processo de mudança não seja linear a ponto de indicar um passo a passo, existem alguns estágios comuns às empresas que já iniciaram a adaptação de sua gestão à sustentabilidade.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fique Por Dentro ...


VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

INDIQUE!

A TV Globo abriu oportunidades para pessoas com deficiência no Programa Jovem Aprendiz. Indique jovens para fazer parte da história de sucesso da maior TV do Brasil!

Sobre o Programa

Seu objetivo é oferecer ao jovem uma introdução ao mercado de trabalho, possibilitando o aprendizado e a prática profissional. A principal preocupação é desenvolver cidadãos, encontrando novos talentos para formação de mão de obra futura qualificada.

- Como pré-requisito, o candidato deve possuir ensino médio em curso ou completo.

- As vagas abertas são para o curso de Assistente Administrativo (turma da manhã).

- A duração do projeto é de 2 anos (1 ano de aprendizagem teórica no Senai + 1 ano de prática profissional na TV Globo).

Inscrições (vagas limitadas)

Até o dia 21/10/2010 (quinta-feira), através do e-mail interno Vivian Tenuta, informando nome completo, idade e telefone para contato.

Mais informações através do telefone 2587-4844 ou pelo site www.redeglobo.com.br/bancodetalentos.


CENTRAL GLOBO DE PESQUISA
E RECURSOS HUMANOS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Anote aí ...


Pão de casca de abóbora

INGREDIENTES:
3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de casca de abóbora
¼ xícara (chá) de leite morno
1 e ½ colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
2 ovos
1 e ½ tablete de fermento biológico fresco
½ lata de leite condensado

MODO DE PREPARO:

Lave a casca da abóbora, pique e cozinhe em água até ficar macia. Bata no liquidificador, passe pela peneira e reserve;
Em uma tigela, misture o fermento fresco com o açúcar, junte o leite morno e acrescente uma xícara de chá de farinha de trigo. Misture bem, cubra e deixe crescer por 30 minutos;
Coloque os ovos, canela, a manteiga, o sal, a casca de abóbora, o leite condensado e a farinha de trigo e misture bem.

Enrole a massa, coloque na forma e deixe crescer por 30 minutos. Aqueça o forno em temperatura média;
Asse por 45 minutos ou até dourar.

*dica do pessoal do BANCO DE ALIMENTOS - colaborando para diminuir os efeitos da fome através do combate ao desperdício, permitindo que mais pessoas tenham acesso a alimentos básicos e de qualidade.